Interações medicamentosas livial

LIVIAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LIVIAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LIVIAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como Livial pode aumentar a atividade fibrinolítica sanguínea, o efeito dos anticoagulantes utilizados concomitantemente pode ser potencializado. Este efeito foi demonstrado com Warfarin.
Portanto, o uso concomitante de Livial com Warfarin deve ser monitorado e a dose de Warfarin ajustadaadequadamente.

Estudos in vitro revelaram apenas uma interação mínima da tibolona com as enzimas do citocromo
P450. Portanto, não se espera que Livial exerça inibição clínica significativa sobre as enzimas do citocromo P450, nem seja influenciado por outros fármacos conhecidos por interagir com as enzimas do citocromo P450.

Um estudo in vivo demonstrou que o tratamento simultâneo com tibolona afeta em grau moderado a farmacocinética do substrato midazolan do citocromo P450 3A4. Baseado nisso, interações medicamentosas com outros substratos do CYP3A4 são esperadas, entretanto, a relevância clínica depende das propriedades farmacológicas e farmacocinéticas do substrato envolvido.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas
Livial não é conhecido por apresentar qualquer efeito sobre o estado de alerta e concentração.