Bula para paciente nasonex

NASONEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NASONEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NASONEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



NASONEX tem como princípio ativo o furoato de mometasona, que é um glicocorticoide tópico com ação anti-inflamatória local e sem ação sistêmica.
Tempo médio de início de ação: o início da ação clinicamente significativa manifesta- se de 7 a 12 horas depois da primeira aplicação.
O benefício máximo geralmente é atingido no período de 1 a 2 semanas depois do início da administração. Os pacientes devem tomar a medicação conforme orientação e não devem aumentar a dose prescrita usando mais de uma vez ao dia na tentativa de aumentar a eficácia.
Conservar em temperatura entre 15ºC e 30ºC. Não congelar.
O prazo de validade de NASONEX é de 24 meses e encontra-se gravado na embalagem externa. Em caso de vencimento, inutilize o produto.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não há evidência de supressão de eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HPA) após tratamento prolongado com NASONEX. No entanto, pacientes que são transferidos de uma administração de longo prazo de corticosteroides sistemicamente ativos para NASONEX exigem atenção cuidadosa. A remoção do corticosteroide sistêmico em tais pacientes pode resultar em insuficiência adrenal por alguns meses até a recuperação da função do eixo HPA.
Este medicamento é bem tolerado pela maioria dos pacientes, porém informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como dor de cabeça, sangramento nasal, ardor ou irritação nasal e dor de garganta. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas a este produto. Muito raramente, as reações são graves. Em caso de dificuldades na respiração, procure o seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Não utilize NASONEX se você tem hipersensibilidade ao furoato de mometasona ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado por crianças menores de 2 anos de idade.
Antes de iniciar o tratamento com NASONEX, informe ao seu médico se você fez cirurgia nasal recente; se apresenta feridas no nariz; se apresenta algum tipo de infecção; se já esteve ou está com tuberculose; ou se apresenta infecção nos olhos por herpes simples (vírus).
Não divida o medicamento com outra pessoa, nem use esse medicamento para outras doenças.
O spray nasal NASONEX não deve ser acionado nos olhos ou diretamente no septo nasal.

Atenção: Como NASONEX não é indicado para o rápido alívio de seus sintomas, a dose prescrita não deverá ser elevada e não deve ser utilizado mais vezes ao dia na tentativa de aumentar sua eficácia. O spray nasal NASONEX controla os distúrbios de base responsáveis por suas crises. Portanto, é importante que você o utilize de acordo com o horário recomendado pelo seu médico.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com NASONEX.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.