Características farmacológicas nasonex

NASONEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NASONEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NASONEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O Spray Nasal NASONEX 50 mcg é um corticosteroide com propriedades anti-inflamatórias. Não é conhecido exatamente como os corticosteroides funcionam na rinite alérgica. Os corticosteroides demonstraram ter uma ampla gama de efeitos sobre múltiplos tipos celulares (p. ex., mastócitos, eosinófilos, neutrófilos, macrófagos e linfócitos) e sobre mediadores (p. ex., histamina, eicosanoides, leucotrienos e citocinas) envolvidos em inflamação.

Farmacocinética
Absorção: o furoato de mometasona monoidratado administrado em spray nasal é praticamente indetectável no plasma de adultos e crianças apesar do uso de um ensaio sensível com um menor limite de quantificação (LOQ) de 50 pcg/mL.

Distribuição: a ligação proteica in vitro para furoato de mometasona descrita foi de 98% a 99% em intervalo de concentração de 5 a 500 ng/mL.

Metabolismo: estudos mostraram que qualquer porção de uma dose de furoato de mometasona deglutida e absorvida sofre metabolismo extenso em múltiplos metabólitos. Não existem metabólitos importantes detectáveis no plasma. Durante a incubação in vitro, um dos metabólitos menores formados é furoato de 6β-hidroxi-mometasona. Nos microssomos hepáticos do homem, a formação de metabólito é regulada pelo citocromo P-450 3A4 (CYP3A4).

Eliminação: depois da administração intravenosa, a meia vida de eliminação plasmática efetiva de furoato de mometasona é de 5,8 horas. Toda droga absorvida é excretada na forma de metabólitos, principalmente através da bile e, em quantidade limitada, pela urina.

Farmacodinâmica: foram conduzidos três estudos de farmacologia clínica em seres humanos para avaliar o efeito do Spray Nasal NASONEX 50 mcg em diversas doses sobre a função adrenal. Em um estudo, doses diárias de 200 e 400 mcg de Spray Nasal NASONEX 50 mcg e 10 mg de prednisona foram comparados ao placebo em 64 pacientes com rinite alérgica. A função adrenal antes e depois de 36 dias consecutivos de tratamento foi avaliada pela dosagem dos níveis de cortisol plasmático depois de infusão de Cortrosina (ACTH) durante 6 horas e dosagem dos níveis de cortisol livre urinário em 24 horas. O Spray Nasal NASONEX 50 mcg, nas doses de 200 e 400 mcg, não se mostrou associado com uma redução estatisticamente significante nos níveis médios de cortisol plasmático após a infusão de Cortrosina nem com uma redução estatisticamente significante nos níveis de cortisol livre urinário em 24 horas em comparação com o placebo. Foi detectada redução estatisticamente significante nos níveis médios de cortisol plasmático após a infusão de Cortrosina e nos níveis de cortisol livre urinário em 24 horas no grupo tratado com prednisona em comparação com placebo.
Um segundo estudo avaliou a resposta adrenal ao Spray Nasal NASONEX 50 mcg (400 e 1.600 mcg/dia), prednisona (10 mg/dia) e placebo, administrados durante 29 dias em 48 voluntários do sexo masculino. A área sob a curva de cortisol plasmático em 24 horas (AUC0-24), durante e depois de uma infusão de Cortrosina durante 8 horas e os níveis de cortisol livre urinário em 24 horas foram determinados no período basal e depois de 29 dias de tratamento. Não se observaram diferenças estatisticamente significantes sobre a função adrenal com Spray Nasal NASONEX 50 mcg em comparação com placebo.
Um terceiro estudo avaliou doses únicas crescentes de Spray Nasal NASONEX 50 mcg (1.000, 2.000 e 4.000 mcg/dia), furoato de mometasona administrado por via oral (2.000, 4.000 e 8.000 mcg/dia), dexametasona administrada por via oral (200, 400 e 800 mcg/dia) e placebo (administrado no final de cada série de doses) em 24 voluntários do sexo masculino. As administrações de cada dose foram separadas por intervalos de pelo menos 72 horas. A determinação de níveis seriados de cortisol plasmático às 08h e durante o período de 24 horas depois de cada tratamento foi usada para calcular a área sob a curva de cortisol plasmático (AUC0-24). Além disso, foram coletados níveis de cortisol livre urinário em 24 horas antes da administração inicial do tratamento e durante o período imediatamente posterior a cada dose. Não foram observadas reduções estatisticamente significantes em AUC de cortisol plasmático, níveis de cortisol às 08h ou níveis de cortisol livre urinário em 24 horas nos voluntários tratados com Spray Nasal NASONEX 50 mcg ou mometasona oral em comparação com o tratamento com placebo. Por outro lado, praticamente todos os voluntários tratados com as três doses de dexametasona demonstraram níveis alterados de cortisol às 08h (definidos como nível de cortisol < 10 mcg/dL), valores de AUC plasmática em 24 horas reduzidos e níveis de cortisol livre urinário em 24 horas reduzidos, em comparação ao tratamento com placebo.
Três estudos de farmacologia clínica foram conduzidos em pacientes pediátricos para avaliar o efeito do spray nasal de furoato de mometasona sobre a função adrenal em doses diárias de 50, 100 e 200 mcg versus placebo. Em um estudo, a função adrenal antes e depois de 7 dias consecutivos de tratamento foi avaliada em 48 pacientes pediátricos com rinite alérgica (idades entre 6 e 11 anos) pela medição de cortisol plasmático pela manhã e níveis de cortisol livre urinário em 24 horas. O spray nasal de furoato de mometasona, nas três doses, não estava associado a uma redução estatisticamente significante nos níveis médios de cortisol plasmático nem a uma redução estatisticamente significante nos níveis de cortisol livre urinário em 24 horas, em comparação com placebo. No segundo estudo, a função adrenal antes e depois de 14 dias consecutivos de tratamento foi avaliada em 48 pacientes pediátricos (idades entre 3 e 5 anos) com rinite alérgica, pela medição dos níveis de cortisol plasmático depois de uma infusão de Cortrosina durante 30 minutos. O spray nasal de furoato de mometasona 50 mcg, nas três doses (50, 100 e 200 mcg/dia) não se associou a uma redução estatisticamente significante nos níveis médios de cortisol plasmático após a infusão de Cortrosina em comparação com placebo. Todos os pacientes apresentaram uma resposta normal à Cortrosina. No terceiro estudo, a função adrenal antes e depois de até 42 dias consecutivos do tratamento uma vez ao dia foi avaliada em 52 pacientes com rinite alérgica (idades entre 2 e 5 anos), 28 dos quais receberam spray nasal de furoato de mometasona 50 mcg em cada narina (dose diária total de 100 mcg), através da medição dos níveis de cortisol plasmático pela manhã e dos níveis de cortisol livre urinário em 24 horas. O furoato de mometasona em spray nasal não estava associado a uma redução estatisticamente significante nos níveis médios de cortisol plasmático nem a uma redução estatisticamente significante nos níveis de cortisol livre urinário em 24 horas, em comparação com o placebo.
Em estudos clínicos para pólipos nasais, o spray nasal NASONEX demonstrou melhora significativa da congestão, redução do tamanho do pólipo nasal e da perda do olfato quando comparado ao placebo.