Advertências nitrileno

NITRILENO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NITRILENO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NITRILENO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como a nafazolina é um simpatomimético, seu principal efeito é alfa-adrenérgico. Após uso local, pode ocorrer irritação transitória. O uso frequente ou prolongado pode levar à congestão nasal de rebote. Náusea, cefaleia e tontura podem ocorrer após o uso tópico. Condições que requerem cuidados quando da administração com nafazolina: anestesia com agentes sensibilizantes do miocárdio como simpatomiméticos (tricloroetileno, ciclopropano, halotano); asma brônquica; doença cardiovascular e arritmias; arteriosclerose cerebral; hipertensão; doenças da tireoide; diabetes mellitus; insônia (portadores do distúrbio do sono). Não é recomendado o uso de lentes de contato durante o tratamento.
O nitrofural é um fármaco tóxico quando administrado via oral e eventos adversos sérios incluem neuropatia periférica severa; hemólise pode ocorrer em pacientes com deficiência da glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD). Em altas doses o nitrofural é carcinogênico em ratos.
Condições que requerem cuidados quando da administração com nitrofural: comprometimento renal suspeito ou conhecido; deficiência enzimática da G6PD.
O medicamento não é indicado para uso contínuo por períodos prolongados, por exemplo, em rinites crônicas.
Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Cada 1 mL de NITRILENO® contém 0,055g de glicose.