Interações medicamentosas noodipina

NOODIPINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOODIPINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOODIPINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Noodipina® pode potencializar o efeito de outros anti-hipertensivos. A administração intravenosa simultânea com betabloqueador pode potencializar o efeito inotrópico negativo deste e causar insuficiência cardíaca. A administração associada de anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoína, carbamazepina), pode aumentar a concentração plasmática de nimodipina, não se recomendando o seu uso com Noodipina® oral.
O tratamento concomitante com drogas potencialmente nefrotóxicas, em pacientes com função renal comprometida, pode ocasionar insuficiência e deterioração das funções renais, o que exige monitoramento contínuo e, se necessário, interrupção do tratamento.
A concentração de nimodipina no sangue pode estar aumentada com o uso simultâneo de cimetidina ou de ácido valproico. Como a solução para infusão contém álcool, podem ocorrer interações com substâncias incompatíveis com este.