Posologia de noodipina

NOODIPINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOODIPINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOODIPINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Infusão
Na profilaxia e tratamento de deficiências neurológicas isquêmicas devidas a espasmo dos vasos cerebrais apos hemorragia subaracnóidea.
Salvo indicação medica em contrario, recomenda-se a seguinte dose:

Infusão endovenosa contínua gota-a-gota:
Iniciar o tratamento com uma dose de 1 mg (= 5 ml) de Noodipina® por hora (cerca de 15 μg/kg de peso/hora) nas 2 primeiras horas, e, caso se verifique boa tolerância (especialmente ausência de acentuada queda da pressão arterial), aumenta-se a dose para 2 mg (= 10 ml) de Noodipina®/hora (cerca de 30 μg/kg de peso/hora), a partir da 2ª hora.
Nos casos de doentes com peso corporal nitidamente inferior a 70 kg e ou pressão arterial lábil, o tratamento pode ser iniciado com uma dose de 0,5 mg (= 2,5 ml) de Noodipina® por hora. A dose deve ser reduzida quando ocorrerem sinais de intolerância.
Na insuficiência renal ou hepática severa, em especial cirrose hepática, a ação da nimodipina pode ser potencializada, e os efeitos colaterais mais pronunciados, como a hipotensão. Nesses casos a dose poderá ser reduzida, considerando-se os níveis tensionais e o ECG.

Administração
Infunde-se Noodipina ®, conjuntamente com as soluções de Infusão e os substitutos do sangue ou do volume através de um cateter central, usando uma bomba de Infusão. As soluções para co-Infusão podem ser: glicose 5%, Ringer lactato com magnésio, soluções de Dextran 40, Solução de aminoacidos e eletrólitos para alimentação parenteral.
Para assegurar a diluição suficiente de Noodipina®, recomenda-se que o volume da Infusão concomitante Não seja inferior a 1000 ml/dia.
E conveniente Não interromper a administração de Noodipina ® durante a anestesia, intervenções cirúrgicas e angiografias.
Noodipina® Solução em Infusão intravenosa continua pode ser administrado com válvula reguladora de 3 vias. Nessa condição podem ser utilizadas também Solução fisiológica por um período de 48 horas e manitol 10% por um período máximo de 24 horas. A válvula de três vias deve conectar o tubo de polietileno de Noodipina® com o tubo da co-Infusão e o cateter central.
Como a substancia ativa de Noodipina® e absorvida pelo cloreto de polivinila (PVC), deve-se usar somente tubagem de polietileno para a Infusão.

Instilação Intracisternal
Durante as intervenções cirúrgicas pode proceder-se a instilação intracisternal de Solução diluída de Noodipina® a temperatura corporal.
Diluir 1 ml da Solução original de Nimodipina em 19 ml de Solução de Ringer e utilizar imediatamente apos a preparação.

Duração do Tratamento: Infusão e comprimidos
Uso profilático: O tratamento intravenoso devera ser iniciado, o mais tardar, ate o 4º dia, inclusive, do episodio da hemorragia, prosseguindo durante todo o período de maior risco de vasoespasmo, ou seja, do 10º ao 14º dia apos a hemorragia subaracnóidea.
Apos o termino do tratamento por Infusão, recomenda-se a administração oral diária de 6 vezes 2 comprimidos (360 mg de Noodipina®), de 4 em 4 horas, durante mais 7 dias.

Uso terapêutico: Nos casos de alterações isquêmico-neurológicas já existentes devido a vaso espasmos apos hemorragia subaracnóidea, deve-se iniciar o tratamento parenteral o mais rápido possível e prosseguir durante o mínimo de 5 dias e o máximo de 14 dias. Depois deste período, recomenda-se a administração oral diária de 6 vezes 2 comprimidos (360 mg de Noodipina®), em intervalos de 4 horas, durante 7 dias.
Se o foco hemorrágico for tratado cirurgicamente durante o uso terapêutico ou profilático de Noodipina ®, prosseguir com tratamento intravenoso no pós operatório durante o mínimo de 5 dias.

Comprimidos
Em casos de alterações da capacidade mental, devidas ao envelhecimento, recomenda-se a dose diária de 3 comprimidos (90 mg/dia).
Apos uma terapia de vários meses, o tratamento com nimodipina deve ser reavaliado.

Nota sobre a infusão: Como a substancia ativa de Noodipina® e foto sensível, deve evitar-se a conservação e a administração da Solução em presença da luz solar direta. Nos casos de Infusão, recomenda-se proteger convenientemente da luz solar, a bomba de Infusão, os equipos e os tubos, ou usar seringas ou tubos escuros ou acastanhados. No caso de eventual exposição a luz difusa do dia ou a luz artificial, como por exemplo, durante a utilização, Noodipina® pode ser administrado sem qualquer inconveniente desde que a exposição a luz Não tenha sido superior a 10 horas.

Atenção
Administrar somente com bomba para Infusão; usar somente tubagem de polietileno, por risco de perda de substancia ativa e contaminação por plastificantes; nunca administrar Noodipina® sem co-Infusão; Não diluir diretamente na co-Infusão por risco de precipitação; conectar preferencialmente ao cateter venoso central risco de tromboflebite quando conectado a veia periférica.