Advertências parenzyme ampicilina

PARENZYME AMPICILINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PARENZYME AMPICILINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PARENZYME AMPICILINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Pessoas alérgicas às penicilinas não devem fazer uso da ampicilina; portadores de asma, eczema e febre do feno são os mais sujeitos às reações alérgicas. A absorção da ampicilina oral é prejudicada pela presença de alimentos no estômago. Recomenda-se, portanto, sua ingestão com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após as refeições) com um copo de água cheio (240 ml). Pacientes gastrectomisados não apresentam diminuição da absorção, ao contrário daqueles com icterícia obstrutiva. Pacientes com mononucleose, leucemia linfoide e hiperuricemia tratados com alopurinol devem evitar o uso da ampicilina pelo risco de desenvolver “rash”cutâneo. Pacientes utilizando anticoncepcionais hormonais devem ser advertidos da possibilidade de diminuição do seu efeito. Na ocorrência de diarreia severa, o paciente deve consultar seu médico antes de utilizar um antidiarreico. Se a diarreia for branda, antidiarreicos contendo caolim ou atapulgita podem ser usados, porém antidiarréicos antiperistálticos devem ser evitados. Em infecções estreptocócicas, não se deve suspender o uso de PARENZYME®
AMPICILINA antes de 10 dias de tratamento.

Uso na geriatria: pacientes idosos são mais susceptíveis de sofrerem uma disfunção renal, prejudicando assim a eliminação da ampicilina.
Um ajuste da dose pode ser necessário.