Posologia de promixin

PROMIXIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROMIXIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROMIXIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



USO INALATÓRIO
As culturas de escarro devem ser obtidas para a confirmação de colonização por Pseudomonas aeruginosa sensíveis ao colistimetato de sódio em pacientes com fibrose cística antes de iniciar o tratamento com PROMIXIN.
A informação abaixo fornece dados sobre as doses recomendadas e a dose deverá ser ajustada de acordo com a resposta clínica.

AS DOSES RECOMENDADAS SÃO
Crianças > 2 anos e adultos: 1.000.000 a 2.000.000 UI duas ou três vezes ao dia.
A dose é determinada de acordo com a severidade e o tipo de infecção e com a função renal do paciente. A dose pode variar dentro desta faixa dependendo da condição sendo tratada.
A colonização inicial por Pseudomonas aeruginosa sensível ao colistimetato de sódio pode ser tratada com um esquema de três semanas com uma dose de 2.000.000 UI duas vezes ao dia em conjunto com outros antibióticos administrados por via oral ou parenteral.
Para infecções frequentes e recorrentes (menos que três culturas positivas de Pseudomonas aeruginosa sensível ao colistimetato de sódio em um período de três meses), a dose poderá ser aumentada para um máximo de 2.000.000 UI três vezes ao dia por até 3 meses, em conjunto com outros antibióticos administrados por via oral ou parenteral.
Colonização crônica (três ou mais culturas positivas de Pseudomonas aeruginosa sensíveis colistimetato de sódio em um período de 6 meses) pode necessitar de terapia de longa duração com 1.000.000 a 2.000.000 UI duas vezes ao dia. Pode ser necessária a administração de antibióticos orais ou parenterais para tratar as exacerbações agudas das infecções pulmonares.
PROMIXIN para nebulização deve ser administrado após fisioterapia e outros tratamentos inalatórios, quando os mesmos são utilizados. Outras terapias inalatórias podem incluir agentes para reduzir a viscosidade da secreção e broncodilatadores.
O colistimetato de sódio sofre excreção renal e é nefrotóxico se altas concentrações forem atingidas. Embora seja raro isto ocorrer na terapia inalatória, recomenda-se o monitoramento das concentrações séricas, especialmente em pacientes com insuficiência renal. Onde existe comprometimento renal, a excreção pode ser retardada e as doses diárias (magnitude da dose e intervalo da dose) devem ser ajustadas em relação à função renal para prevenir acumulação do colistimetato de sódio.

COMO PREPARAR O PROMIXIN PARA USO INALATÓRIO
Antes do PROMIXIN ser inalado deve ser dissolvido em água estéril ou uma mistura com metade de água estéril e metade de solução salina estéril.
A seguir seguem as instruções gerais sobre como dissolver PROMIXIN:

Abra a tampa de plástico PROMIXIN.
Tome cuidado ao rasgar o selo de alumínio do topo do frasco e remova-o completamente.
Retire o tampão de borracha com cuidado.
Lentamente, adicione água estéril ou água estéril e solução salina estéril no frasco (as instruções do nebulizador irão dizer-lhe o volume correto de líquido para adicionar ao frasco de PROMIXIN).
Role o frasco suavemente entre as duas mãos para dissolver o PROMIXIN no líquido. Isso vai reduzir a formação de espuma.
Evite agitar o frasco muito rápido.
Despeje a solução no nebulizador.
Qualquer solução não utilizada deve ser descartada.
Uma vez preparado, PROMIXIN deve ser utilizado imediatamente.

USO INTRAVENOSO
PROMIXIN deve ser reconstituído em 2 mL – 4 mL com solução salina 0,9% ou água para injeção para produzir uma solução incolor a amarelo pálido. Após a reconstituição, a solução deve ser diluída para um volume adequado para a infusão por no mínimo 30 minutos. Os diluentes adequados são soro fisiológico a 0,9%, dextrose 5%, frutose 5% e solução de Ringer.
A administração deve ser efetuada através de infusão intravenosa e cada dose de PROMIXIN pode ser diluída em 50 mL, infundir por no mínimo 30 minutos. Pacientes equipados com um acesso venoso implantado podem tolerar uma injeção em bolus de até 2.000.000 UI em 10 mL administrada num tempo mínimo de 5 minutos.
As soluções devem ser usadas imediatamente após reconstituição.
A dose de PROMIXIN é dependente da sensibilidade do agente infeccioso, da severidade, tipo de infecção, da idade, peso e função renal do paciente.

ATÉ 60 KG: 50.000 UI (4 mg/Kg) de peso corporal, até um máximo de 75.000 UI/Kg (6mg/Kg) em 24 horas. A dose diária total deve ser dividida em três doses iguais administradas a intervalos de 8 horas.

ACIMA DE 60 KG (INCLUINDO IDOSOS): 1.000.000 – 2.000.000 UI a cada 8 horas. A dose máxima é 6.000.000 UI (480 mg) em 24 horas.
É recomendado tratamento mínimo de 5 dias.
Estimativas da concentração sérica são recomendadas, especialmente em pacientes com comprometimento renal ou fibrose cística e em neonatos. Concentrações séricas de 10-15 mg/mL (aproximadamente 0,125-0,2 milhões de UI/L) devem ser adequadas para o tratamento da maioria das infecções.
A dosagem pode ser aumentada até o máximo de 6 milhões de UI por 24 horas de acordo com a condição do paciente, se a resposta clínica ou bacteriológica for baixa.
Onde existe comprometimento renal, a excreção pode ser retardada e as doses diárias (magnitude da dose e intervalo da dose) devem ser ajustadas em relação à função renal, conforme indicado na tabela abaixo, para prevenir acumulação do colistimetato de sódio.