Reações adversas promixin

PROMIXIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROMIXIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROMIXIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



USO INTRAVENOSO
A reação adversa mais comumente relatada é o comprometimento da função renal, e, mais raramente, insuficiência renal, geralmente após o uso de doses superiores às recomendadas em pacientes com função renal normal, ou a incapacidade para reduzir a dosagem em pacientes com insuficiência renal ou quando usado concomitantemente com outros antibióticos nefrotóxicos. O efeito é geralmente reversível com a descontinuação da terapia, mas raramente a intervenção (terapia de substituição renal) pode ser necessária.
Concentrações séricas elevadas de colistimetato de sódio que podem ser associados a uma superdosagem ou a incapacidade para reduzir a dosagem em pacientes com insuficiência renal, foram relatados para levar a efeitos neurotóxicos, tais como parestesia facial, fraqueza muscular, vertigem, fala arrastada, instabilidade vasomotora, distúrbios visuais, confusão, psicose e apnéia. O uso concomitante com relaxantes musculares não despolarizantes e de antibióticos com efeitos neurotóxicos similares também podem levar a neurotoxicidade. A redução da dose de colistimetato de sódio pode aliviar os sintomas. Reações de hipersensibilidade tais como ‘’rash’’ cutâneo foram relatadas. No caso da ocorrência de tais reações, o uso de PROMIXIN deve ser descontinuado.
As reações adversas estão tabuladas abaixo por classe de sistema de órgãos e frequência. As frequências são definidas como muito frequentes (=> 1 / 10); frequentes (=> 1 / 100 a <1 / 10); pouco frequentes (=> 1 / 1.000 a <1 / 100); rara (=> 1 / 10.000 a <1 / 1.000) e muito raros (<1 / 10.000), desconhecido (não pode ser estimado a partir dos dados disponíveis).

USO INALATÓRIO
Os efeitos adversos mais comuns após nebulização do colistimetato de sódio são tosse e broncoespasmo (indicado pelo aperto no peito que pode ser detectado por uma diminuição no FEV1) em aproximadamente 10% dos pacientes.
As reações adversas estão tabuladas abaixo por classe de sistema de órgãos e frequência.

Sistema do corpo Frequência Reação adversa relatada
Doenças do sistema imune Desconhecida Reação de hipersensibilidade como “rash” cutâneo
Doenças do sistema nervoso Muito comum Neurotoxicidade, tais como, facial, boca e parestesias peri-oral, cefaléia e fraqueza muscular
  Desconhecida

Tontura
Ataxia

Doenças de pele e tecido subcutâneo Muito comum Prurido
Doenças renais e urinárias Muito comum Insuficiência renal demonstrada pelo aumento da creatinina sérica e / ou uréia e / ou diminuição da depuração renal de creatinina
  Raro Insuficiência renal
Distúrbios gerais e condições no local de administração Desconhecida Reação no local da injeção



As frequências são definidas como muito frequentes (=> 1 / 10); frequentes (=> 1 / 100 a <1 / 10); pouco frequentes (=> 1 / 1.000 a <1 /
100); rara (=> 1 / 10.000 a <1 / 1.000) e muito raro (<1 / 10.000), desconhecido (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).

Sistema do corpo Frequência Reação adversa relatada
Doenças do sistema imune Desconhecida Reação de hipersensibilidade como “rash” cutâneo
Doenças respiratórias, torácicas mediastinais Muito comum Tosse, aperto no peito, broncoconstrição ou broncoespasmo
Distúrbios gerais e condições no local de administração Desconhecida Dor de garganta e feridas na boca



Caso as reações de hipersensibilidade tais como erupções cutâneas ocorram o tratamento com PROMIXIN deve ser descontinuado. Casos de dor de garganta ou feridas na boca podem ser ocasionados por hipersensibilidade ou superinfecção com Candida sp.

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos.

Nesse caso, notifique os eventos adversos pelo Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal, disponíveis em www.prefeitura.sp.gov.br/covisa e www.cvs.saude.sp.gov.br/eventos_adv.asp.