Posologia de saizen

SAIZEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SAIZEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SAIZEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Posologia
Antes do início do tratamento, é necessário um diagnóstico claro e uma investigação detalhada da função hipofisária.
A dosagem de Saizen® deve ser individualizada para cada paciente com base na área da superfície corporal (ASC) ou no peso corporal (PC).

Crianças e adolescentes
Recomenda-se a administração de Saizen® na hora de dormir de acordo com a seguinte dosagem:
Deficiência de crescimento decorrente de secreção inadequada de hormônio de crescimento endógeno: 0,7-1,0 mg/m2 de superfície corporal (ASC) por dia ou 0,025- 0,035 mg/kg do peso corporal (PC) por dia com administração subcutânea Deficiência de crescimento em garotas com disgenesia gonadal (Síndrome de Turner): 1,4 mg/m2 de superfície corporal (ASC) por dia ou 0,045-0,050 mg/kg do peso corporal (PC) por dia com administração subcutânea.
Em pacientes com síndrome de Turner, ainda não foi definido em que idade o tratamento deve iniciar. Ainda não há dados disponíveis que demonstrem um melhor resultado com relação à altura em adultos quando o tratamento é iniciado na infância ou na adolescência.
O uso de uma terapia concomitante com esteroides anabólicos não androgênicos em pacientes com Síndrome de Turner pode aumentar taxa de crescimento.
Deficiência de crescimento associado a insuficiência renal crônica: 1,4 mg/m2 de superfície corporal ou 0,045-0,050 mg/kg de peso corpóreo por dia, administrado por via subcutânea.
Em pacientes com insuficiência renal crônica, o tratamento deve iniciar assim que possível após o diagnostico de retardo no crescimento.
Déficit de crescimento em crianças baixas nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG): 1,0-2,0 mg/m2 de superfície corporal ou ou 0,035-0,067 mg/kg de peso corpóreo por dia, administrado por via subcutânea.

Duração do tratamento em crianças
O tratamento é geralmente contínuo por muitos anos. A duração do tratamento depende do desenvolvimento da altura do paciente e do objetivo terapêutico a ser atingido.
O tratamento deve ser interrompido quando o paciente tiver atingido uma altura adulta satisfatória ou quando as epífises tiverem fechado.
Em crianças com insuficiência renal crônica o tratamento deve ser interrompido quando for realizado o transplante renal.
No caso do distúrbio de crescimento em crianças nascidas pequenas para idade gestacional, normalmente se recomenda o tratamento até que a altura final seja atingida. O tratamento deve ser interrompido após o primeiro ano caso a velocidade da altura seja menor do que +1 S. O tratamento deve ser interrompido quando se atinge a altura final (definida como velocidade de altura < 2 cm/ano), e se for necessária confirmação caso a idade óssea > 14 anos (garotas) ou > 16 anos (garotos), correspondendo ao fechamento das placas de crescimento epifisário.

Adultos
Deficiência de hormônio do crescimento em adultos: No início da terapia com somatropina, são recomendadas doses baixas de 0,15-0,3 mg, ministradas na forma de uma injeção subcutânea diária. A dose deve ser ajustada gradualmente, levando em consideração as reações clínicas, os eventos adversos que aparecerem e a concentração de IGF-1 no sangue. Se necessário, a dose deve ser aumentada uma vez ao mês. A dose final recomendada do hormônio de crescimento raramente ultrapassa 1,0 mg/dia. Geralmente, deve se administrar a menor dose eficaz. Em pacientes mais velhos ou com sobrepeso, podem ser necessárias doses menores.

Duração do tratamento em adultos
A duração do tratamento em adultos é normalmente de muitos anos. A duração ótima de tratamento não é definida.
É recomendado avaliar, durante a avaliação médica anual, se o tratamento deve ser continuado.

Modo e via de administração
A dose e a frequência de administração de Saizen® serão decididas pelo médico e dependerão da superfície ou peso corporal. Em geral, Saizen® deve ser administrado todos os dias por injeção subcutânea. Recomenda-se que Saizen® seja administrado ao deitar.
O frasco-ampola que contém a solução de Saizen® é pronto para uso com seu autoaplicador Easypod®.
Colocar todos os elementos necessários para a aplicação em uma superfície limpa e lave as mãos com água e sabão.
Para obter instruções sobre como carregar o frasco-ampola no autoplicador Easypod® e como injetar a solução de Saizen®, ler atentamente o manual de instruções fornecido com o autoaplicador . Easypod® é utilizado principalmente com pacientes a partir de 7 anos de idade até a idade adulta. O uso dos aplicadores por crianças deve sempre ser feito sob a supervisão de um adulto.

Informação importante
Quando o medicamento é injetado no mesmo local por um longo período de tempo, pode causar danos. É importante alterar constantemente o local de aplicação. Não aplicar em locais que apresentem nódulos, endurecimento, depressão cutânea ou dor. Neste caso, o medico deve ser informado.

Os seguintes locais podem ser utilizados para aplicação do Saizen®:
Abdome: lateral do abdome, manter distância de três dedos longe do umbigo e na altura da cintura.
Braços: face externa e lateral externa do braço, manter distância de quatro dedos abaixo do ombro e quatro dedos acima do cotovelo.
Coxas: região frontal e lateral externa da coxa, manter distância de quatro dedos abaixo da virilha e quatro dedos acima do joelho.
Nádegas: região superior lateral externa das nádegas.
Costas: região próxima da cintura (recomendável auxílio de uma pessoa para aplicação).