Reações adversas saizen

SAIZEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SAIZEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SAIZEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas abaixo foram identificadas durante o tratamento com Saizen®:

Tipo

Comum
(=>1/100, <1/10)

Incomum
(=>1/1.000,
<1/100)

Muito rara
(<1/10.000)

Frequência
desconhecida

Doenças do
Sistema
Nervoso

Cefaleia (isolada)

Hipertensão
intracraniana
idiopática
(hipertensão
intracraniana
benigna)
Síndrome do
túnel do carpo

   

Afecções
musculosqueléti
cas e dos tecidos
conjuntivos

   

Epifisiólise da
cabeça femoral
ou necrose
avascular da
cabeça
femoral.

 

Doenças
endócrinas

    Hipotiroidismo  

Doenças do
metabolismo e
da nutrição

Em adultos:
retenção de
líquidos (edema
periférico,
rigidez, artralgia,
mialgia,
parestesia).

Em crianças:
retenção de
líquidos (edema
periférico,
rigidez,
artralgia,
mialgia,
parestesia).

 

Resistência à
insulina, que
pode resultar em
hiperinsulinemia
e, em casos
raros, em
hiperglicemia.

Problemas no
local de
administração

Reações no local
de aplicação:
lipoatrofia
localizada (que
pode ser evitada
através da
variação do local
da injeção),
vermelhidão e
coceira no local
da injeção
(particularmente
quando a via
subcutânea é
utilizada)

     



Retenção de líquidos é esperada durante a terapia de reposição hormonal com hormônio do crescimento em adultos. Edema, edema articular, artralgia, mialgia e parestesia podem ser as manifestações clínicas da retenção de líquidos. No entanto, estes sinais/sintomas são geralmente transitórios e dose-dependentes.
Pacientes adultos com deficiência de hormônio de crescimento diagnosticada na infância relataram menos reações adversas que os adultos com deficiência de hormônio de crescimento diagnosticada na vida adulta.
Em alguns pacientes, pode haver formação de anticorpos à somatropina. A relevância clínica destes anticorpos é desconhecida, embora até hoje os anticorpos têm sido de baixa capacidade de ligação e não têm sido associados com a atenuação do crescimento, exceto em pacientes com a deleção do gene. Em casos muito raros, onde a baixa estatura é devido à deleção do complexo do gene do hormônio do crescimento, o tratamento pode induzir o crescimento de anticorpos atenuantes.

Atenção: este produto é um medicamento quepossui nova concentração e nova forma farmacêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos.

Nesse caso, notifique os eventos adversos pelo Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.