Bula para paciente sporanox

SPORANOX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SPORANOX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SPORANOX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este medicamento funciona?
Nas infecções de pele as lesões irão desaparecer completamente apenas em algumas semanas após o término do tratamento. Sporanox® mata o fungo propriamente, mas a lesão desaparece na medida em que a pele sadia cresce.
As lesões das unhas desaparecem apenas 6 a 9 meses após o final do tratamento uma vez que Sporanox® apenas mata o fungo, havendo necessidade da unha crescer para a cura ser observada. Portanto, não se preocupe se você não notar melhora durante o tratamento: o medicamento permanecerá na unha por vários meses exercendo seu efeito.

Por que este medicamento foi indicado?
Sporanox® é indicado no tratamento de infecções fúngicas (micoses) dos olhos, boca, unhas, pele, vagina e órgãos internos.

Quando não devo usar este medicamento?
Contraindicações
Não utilize Sporanox®:
– se você for alérgico ao itraconazol ou a qualquer um dos componentes do medicamento;
– se você estiver grávida (a menos que seu médico saiba que você está grávida e decida que você precisa tomar Sporanox®);
– se você estiver em idade fértil, você deve tomar precauções contraceptivas adequadas para ter certeza que não engravidará enquanto estiver tomando Sporanox®. Como Sporanox® permanece no organismo por algum tempo após o término do tratamento, você deve continuar com as medidas contraceptivas até a próxima menstruação após o final do tratamento com Sporanox® cápsulas;
– se você possui insuficiência cardíaca (também chamada de insuficiência cardíaca congestiva ou ICC) Sporanox® pode agravar a doença. Caso seu médico decida que você deva utilizar Sporanox® mesmo que você tenha essa condição, procure auxílio médico imediatamente se você tiver falta de ar, ganho de peso inesperado, inchaço das pernas, fadiga não usual ou começar a acordar durante a noite.
Você também não deve utilizar certos medicamentos, enquanto estiver utilizando Sporanox®. Muitos medicamentos interferem com Sporanox®.

Advertências
– Informe seu médico se você estiver usando qualquer outro medicamento, pois o uso em conjunto com alguns medicamentos pode ser prejudicial.
– Você deve informar ao seu médico se possui algum problema de fígado, pois pode ser necessário ajustar a dose de Sporanox®.
– Você deve parar de tomar Sporanox® e procurar seu médico imediatamente se qualquer dos seguintes sintomas aparecer durante o tratamento com Sporanox®: falta de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, dor abdominal, coloração amarelada da pele ou dos olhos, fezes claras ou urina muito escura. Se for necessário que você tome Sporanox® continuamente por mais de um mês, seu médico deve acompanhá-lo regularmente através de exames de sangue para controlar as desordens do fígado que, muito raramente, podem ocorrer.
– Você deve informar ao seu médico se possui algum problema no coração. Informe imediatamente o seu médico se apresentar falta de ar, aumento de peso inesperado, inchaço das pernas ou abdome, fadiga não usual, ou se você começar a acordar durante a noite, pois estes podem ser sintomas de insuficiência cardíaca.
– Você deve informar ao seu médico se possui algum problema no rim, pois pode ser necessário ajustar a dose de Sporanox®.
– Informe o médico ou procure assistência médica imediatamente se você apresentar uma reação alérgica grave (caracterizada por erupção de pele significante, coceira, urticária, dificuldade para respirar e/ou inchaço na face) durante o tratamento com Sporanox®.
– Pare de tomar Sporanox® e informe ao médico imediatamente se você se tornar muito sensível à luz solar; apresentar um problema de pele grave, como erupção disseminada com descamação da pele e bolhas na boca, olhos e genitais, ou uma erupção com pequenas pústulas ou bolhas;
– Pare de tomar Sporanox® e informe ao médico imediatamente se você apresentar qualquer sensação de formigamento, sensação diminuída ou fraqueza nos membros ou outros problemas com os nervos dos braços ou pernas.
– Se no passado você apresentou reação alérgica a outro antifúngico, deve informar ao seu médico.
– Se você for neutropênio (apresentar número de neutrófilos sanguíneos abaixo do normal), transplantado ou tiver AIDS, avise seu médico, pois pode ser necessário ajustar a dose de Sporanox®.
– Pare de tomar Sporanox® e informe ao médico imediatamente se você apresentar qualquer sintoma de perda da audição. Em casos muito raros, pacientes tomando Sporanox® relataram perda temporária ou permanente da audição.
– Informe ao médico imediatamente se sua visão se tornar turva ou se você tiver visão dupla, ouvir um zumbido no ouvido, perder a capacidade de controlar a urina ou urinar muito mais que o normal.

Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas
Algumas vezes Sporanox® pode causar tontura, visão turva/dupla ou perda da audição. Se você apresentar estes sintomas, você não deve dirigir ou operar máquinas.

Gravidez e Amamentação
Você não deve usar Sporanox® durante a gravidez e amamentação. Se você está em idade que pode engravidar, tome medidas contraceptivas adequadas para não ficar grávida enquanto estiver tomando o medicamento. Como Sporanox® permanece no organismo durante algum tempo após o término do tratamento, você deve continuar a usar algum método anticoncepcional até o próximo ciclo menstrual depois da interrupção do Sporanox®.
Você deve informar ao médico se está amamentando, pois pequenas quantidades do medicamento podem estar presentes no leite materno.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Precauções
Você deve tomar Sporanox® imediatamente após uma refeição completa. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras com um pouco de água.
Deve haver acidez estomacal suficiente para garantir que Sporanox® seja apropriadamente absorvido pelo organismo. Desta forma, antiácidos devem ser tomados somente uma hora antes ou duas horas após a ingestão de Sporanox®. Se você usa medicamentos que interrompem a produção estomacal de ácido, deve tomar Sporanox® junto com refrigerantes não-dietéticos a base de cola. Se tiver dúvida, consulte seu médico.

Interações Medicamentosas
Você deve comunicar ao seu médico quais os medicamentos que você está usando no momento. Em particular, você não deve tomar alguns medicamentos ao mesmo tempo e, se isto ocorrer, algumas adaptações serão necessárias, em relação à dose, por exemplo.
Medicamentos que nunca devem ser tomados enquanto você utiliza Sporanox®:
– certos medicamentos para alergia: terfenadina, astemizol e mizolastina;
– certos medicamentos usados para tratar angina (sensação de aperto ou dor no peito) ou pressão alta: bepridil, felodipino, nisoldipino, lercanidipina, ivabradina, ranolazina, eplerenona;
– cisaprida, um medicamento utilizado para certos problemas digestivos;
– certos medicamentos que reduzem o colesterol: sinvastatina e lovastatina;
– certos comprimidos para dormir: midazolam (oral) e triazolam;
– certos medicamentos para distúrbios psicóticos: lurasidona, pimozida, sertindol;
– colchicina, um medicamento para tratar gota, quando usado em pessoas com insuficiência do rim ou fígado;
– certos medicamentos usados no tratamento da dor intensa ou para o controle da dependência: levacetilmetadol e metadona;
– halofantrina, um medicamento usado para tratar malária;
– irinotecano, uma droga contra o câncer;
– medicamentos denominados alcaloides do Ergot: di-hidroergotamina ou ergotamina, usados no tratamento da enxaqueca;
– medicamentos denominados alcaloides do Ergot: ergometrina ou metilergometrina, usados para controlar o sangramento e manter a contração uterina após o parto;
– certos medicamentos utilizados no tratamento de irregularidades do batimento cardíaco: disopiramida, dronedarona, quinidina e dofetilida.
Após o término do tratamento com Sporanox®,você deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer um destes medicamentos.

Medicamentos que podem diminuir a ação de Sporanox®, tais como:
– medicamentos usados para tratar epilepsia: carbamazepina, fenitoína e fenobarbital;
– medicamentos para tratar tuberculose: rifampicina, rifabutina e isoniazida.
– medicamentos para tratar HIV/AIDS: efavirenz e nevirapina.
Portanto, você sempre deve informar seu médico se estiver usando qualquer um destes medicamentos para que medidas apropriadas possam ser adotadas.
Após o término do tratamento com qualquer um destes medicamentosvocê deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar Sporanox®.

Medicamentos não recomendados, exceto se o médico julgar necessário, tais como:
– certos medicamentos usados no tratamento do câncer, como dasatinibe, nilotinibe, trabectedina;
– alisquireno, um medicamento para tratar pressão alta;
– rifabutina, um medicamento para tratar tuberculose;
– carbamazepina, um medicamento para tratar epilepsia;
– colchicina, um medicamento para tratar gota;
– everolimo, um medicamento administrado após um transplante de órgão;
– fentanila, um medicamento potente para tratar a dor;
– rivaroxabana, um medicamento que torna a coagulação do sangue mais lenta;
– salmeterol, um medicamento para melhorar a respiração;
– tansulosina, um medicamento para tratar a incontinência urinária masculina;
– vardenafila, um medicamento para tratar a disfunção erétil.
Após término do tratamento com Sporanox® você deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer um destes medicamentos, exceto se o seu médico julgar que a administração é necessária.

Medicamentos que podem requerer uma alteração da dose (ou de Sporanox® ou dos outros medicamentos), tais como:
– certos antibióticos: ciprofloxacino, claritromicina e eritromicina;
– alguns medicamentos que agem no coração ou vasos sanguíneos:digoxina, nadolol, certos bloqueadores de canal de cálcio, incluindo verapamil;
– medicamentos que diminuem a coagulação sanguínea: cumarínicos, cilostazol e dabigatrana;
– metilprednisolona, budesonida, ciclesonida, fluticasona ou dexametasona (medicamentos administrados por via oral, injetável ou inalatória para o tratamento de inflamações, asma e alergias);
– ciclosporina, tacrolimo, tensirolimo ou rapamicina (também conhecida como sirolimo), que são medicamentos utilizados geralmente após transplantes;
– certos medicamentos usados no tratamento de HIV/AIDS: maraviroque e inibidores da protease: indinavir, ritonavir, darunavir potencializado com ritonavir, fosamprenavir potencializado com ritonavir, saquinavir;
– certos medicamentos utilizados no tratamento do câncer: bortezomibe, bussulfano, docetaxel, erlotinibe, ixabepilona, lapatinibe, trimetrexato, alcaloides da vinca;
– certos medicamentos para ansiedade ou para dormir (tranquilizantes): buspirona, perospirona, ramelteon, midazolam IV, alprazolam e brotizolam;
– certos medicamentos fortes para tratar a dor: alfentanila, buprenorfina e oxicodona;
– certos medicamentos para tratar diabetes: repaglinida e saxagliptina;
– certos medicamentos para tratar psicose: aripiprazol, haloperidol, quetiapina e risperidona;
– certos medicamentos para tratar a náusea e o vômito: aprepitanto e domperidona.
– certos medicamentos para controlar a bexiga irritada: fesoterodina, imidafenacina, solifenacina e tolterodina;
– certos medicamentos para tratar disfunção erétil: sildenafila e tadalafila;
– praziquantel, um medicamento para tratar fasciolíase e teníase;
– ebastina, um medicamento usado para alergia;
– reboxetina, um medicamento usado no tratamento da depressão;
– atorvastatina, um medicamento usado na redução do colesterol;
– meloxicam, um medicamento para tratar inflamação e dor de articulações;
– cinacalcete, um medicamento para tratar a atividade excessiva da paratireoide;
– certos medicamentos para tratar o nível baixo de sódio no sangue: mozavaptana e tolvaptana;
– alitretinoína (formulação oral), um medicamento para tratar eczema;
– eletriptano, um medicamento usado no tratamento da enxaqueca;
Se estiver tomando qualquer um destes medicamentos, comunique ao seu médico.
Deve haver acidez estomacal suficiente para garantir que Sporanox® seja apropriadamente absorvido pelo organismo. Desta forma, antiácidos devem ser tomados pelo menos uma hora antes ou somente duas horas após a ingestão de Sporanox®. Pela mesma razão, se você toma medicamentos que interrompem a produção estomacal de ácido, você deve tomar Sporanox® junto com refrigerantes não-dietéticos a base de cola. Em caso de dúvida consulte seu médico.
Não há contraindicação relativa a faixas etárias.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Como devo usar este medicamento?
Aspecto Físico
As cápsulas de Sporanox® são de gelatina, com tampa cor azul opaco e corpo rosa transparente e preenchidas por pequenas esferas de cor creme que contém itraconazol.

Características Organolépticas
Não se aplica.

Dosagem
A dose e a duração do tratamento dependem do tipo de fungo e do local da infecção. Seu médico irá informá-lo exatamente como proceder.

As seguintes doses são utilizadas com maior frequência:

INDICAÇÃO

DOSE DIÁRIA

DURAÇÃO

Micose vaginal

200 mg (2 cápsulas) pela manhã e à noite

1 dia

Micose de pele

200 mg (2 cápsulas) uma vez ao dia

7 dias

ou 100 mg (1 cápsula) uma vez ao dia

2 semanas *

* Se a micose ocorrer na palma das mãos ou na planta dos pés, a dose será de 2 cápsulas, duas vezes ao dia por 7 dias .

Micose oral

100 mg (1 cápsula) uma vez ao dia

2 semanas

Infecção ocular

200 mg (2 cápsulas) uma vez ao dia

2 semanas

Infecção sistêmica

100 – 400 mg (1 – 4 cápsulas) diariamente

Períodos prolongados

Micose nas unhas: dependendo da sua necessidade, seu médico escolherá entre um tratamento contínuo ou por ciclos (Pulsoterapia).

Tratamento contínuo para micoses nas unhas dos pés

200 mg (2 cápsulas) uma vez ao dia

3 meses

Pulsoterapia

200 mg (2 cápsulas) duas vezes ao dia

1 semana **

** Após isso, interromper o tratamento por 3 semanas. Então, o ciclo é repetido, uma vez para as lesões das unhas das mãos e duas vezes para as lesões das unhas dos pés (com ou sem lesões nas unhas das mãos) (Veja a tabela a seguir).



 

PULSOTERAPIA

Semanas de tratamento

10ª

Apenas as unhas das mãos

Tomar 2 cápsulas 2 vezes ao dia

Não tomar Sporanox®

Tomar 2 cápsulas 2 vezes ao dia

Interromper o tratamento

Unhas dos pés com ou sem envolvimento das unhas das mãos

Tomar 2 cápsulas 2 vezes ao dia

Não tomar Sporanox®

Tomar 2 cápsulas 2 vezes ao dia

Não tomar Sporanox®

Tomar 2 cápsulas 2 vezes ao dia

Interromper o tratamento



Se você tiver micoses de pele, as lesões vão desaparecer completamente somente algumas semanas após o final do tratamento. Isto é típico das lesões causadas por fungos: o medicamento elimina o fungo, mas a lesão somente desaparece com o surgimento de uma pele saudável.
As lesões de unhas desaparecem apenas após 6 a 9 meses do final do tratamento, uma vez que o medicamento elimina apenas o fungo. A unha afetada precisa crescer novamente, o que ocorre em alguns meses. Então, não se preocupe se você não observar melhora durante o tratamento: o medicamento permanece agindo em suas unhas por vários meses. Portanto, você só deve interromper o tratamento sob orientação do seu médico.
Se você tiver infecções de órgãos internos, pode ser necessário tomar doses altas por longos períodos.
Você deve sempre seguir as instruções do seu médico, pois ele pode adaptar o tratamento de acordo com as suas necessidades.

Como usar
Você deve tomar Sporanox® imediatamente após uma refeição. As cápsulas devem ser tomadas inteiras com auxílio de água.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Quais males que este medicamento pode causar?
Os seguintes sintomas podem ocorrer: desconforto estomacal, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, constipação ou excesso de gases no estômago. Falta de ar, tosse, líquido nos pulmões, alteração da voz, inflamação dos seios paranasais (sinusite), inflamação do nariz, infecção do trato respiratório superior, dor de cabeça, alteração da menstruação, disfunção da ereção, tontura, confusão, tremor, sonolência, cansaço, calafrios, fraqueza ou dor muscular, dor nas articulações, dor no peito, inchaço, inchaço generalizado, inflamação do pâncreas, gosto desagradável, febre, transpiração excessiva ou queda de cabelo também podem ocorrer. Além disso, aumento na frequência do coração, aumento da pressão sanguínea, diminuição da pressão sanguínea ou insuficiência do coração podem ocorrer. Podem ocorrer alterações em exames laboratoriais como diminuição de granulócitos, diminuição de células brancas do sangue, diminuição de plaquetas, diminuição do magnésio no sangue, diminuição do potássio no sangue, aumento do potássio no sangue, aumento do açúcar no sangue, aumento da creatina fosfoquinase no sangue, aumentos das enzimas do fígado, aumento da bilirrubina no sangue, aumento dos triglicérides no sangue ou aumento da ureia no sangue.
Pode ocorrer alergia ao Sporanox®, por exemplo, por irritação da pele, coceira, urticária, falta de ar ou dificuldade de respirar e/ou rosto inchado. Com pouca frequência podem ocorrer diminuição da sensibilidade nas pernas, sensação de formigamento nos membros ou outros problemas com os nervos nos braços ou pernas. Muito raramente hipersensibilidade à luz solar ou lesão grave de pele (erupção generalizada com descamação da pele e bolhas na boca, olhos e genitais ou erupção com pequenas pústulas ou bolhas) podem ocorrer.
Você pode apresentar um ou mais dos sintomas a seguir que podem estar relacionados com a insuficiência do coração: falta de ar, aumento de peso inesperado, inchaço das pernas, fadiga não usual ou se você começar a acordar durante a noite.
Um ou mais dos sintomas a seguir relacionados a distúrbios hepáticos podem aparecer: falta de apetite, náusea, vômito, cansaço, dor abdominal, icterícia, urina muito escura e fezes claras.
A sua visão pode ficar embaçada ou você pode enxergar duplicado, ter zumbido no ouvido, perder a capacidade de controlar a urina ou urinar mais que o habitual, ou apresentar perda temporária ou permanente da audição.
Você deve informar seu médico sobre qualquer outro efeito indesejável que ocorrer durante o tratamento com Sporanox®.

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade desde medicamento de uma só vez?
Se você tomar uma grande quantidade do medicamento acidentalmente, deve procurar um médico imediatamente.

Onde e como devo guardar este medicamento?
Você deve conservar Sporanox® cápsulas em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) protegido da luz e umidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.