Características farmacológicas retin-a creme, gel

Retin-a Creme, Gel com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Retin-a Creme, Gel têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Retin-a Creme, Gel devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
Embora o exato mecanismo de ação da tretinoína não seja conhecido, as evidências sugerem que a efetividade da tretinoína na acne é devido, primeiramente, à capacidade de modificar a queratinização folicular anormal. O acúmulo de material queratinizado nos folículos inicia a formação de comedões. A tretinoína promove o destacamento das células da camada córnea e o aumento da esfoliação dos corneócitos do folículo. Pelo aumento da atividade mitótica do epitélio folicular, a tretinoína também aumenta a renovação dos queratinócitos delgados pouco aderentes. Através destas ações, os comedões são eliminados e a formação de 201650microcomedão, que é o precursor da acne vulgaris, é reduzida.
Adicionalmente, a tretinoína age pela modulação da proliferação e diferenciação das células da pele. Estes efeitos são mediados pela interação da tretinoína com uma família de proteínas nucleares, os receptores da tretinoína. A ativação destes receptores nucleares causa mudanças na expressão gênica, normalizando os processos celulares. O mecanismo pelo qual a tretinoína induz a expressão gênica, que regula a função da pele, não é conhecido.

Farmacocinética
A tretinoína é um metabólito endógeno do metabolismo da Vitamina A no homem. A absorção percutânea, determinada pela excreção cumulativa na urina e nas fezes do fármaco radioativamente marcado, foi avaliada em 44 homens e mulheres saudáveis. A média dos valores estimados da biodisponibilidade in vivo, média (DP) %, depois de aplicações diárias únicas e múltiplas, por um período de 28 dias, foram de 0,82 (0,11)% e 1,41 (0,54)%, respectivamente. As concentrações plasmáticas de tretinoína e dos seus metabólitos, ácido 13-cis-retinóico; ácido trans-4-oxo-retinóico e ácido 13-cis-4-oxo-retinóico, geralmente variaram de 1 a 3 ng/mL e foram essencialmente inalteradas depois da aplicação diária única ou de múltiplas aplicações em relação aos níveis basais.