Características farmacológicas replenine-vf

Replenine-vf com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Replenine-vf têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Replenine-vf devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
O fator IX é uma glicoproteína de cadeia simples, com massa molecular de, aproximadamente, 60.000. É um fator de coagulação sanguínea dependente de vitamina K e sintetizado no fígado.
O fator IX é ativado pelo fator XIa, na via intrínseca da cascata de coagulação, e pelo complexo fator VII / fator Tecidual / fator VIIa. O fator IX ativado, em combinação de fator VIII ativado, ativa o fator X. Isto resulta, definitivamente, na conversão da protombina em trombina. A trombina então converte o fibrinogênio em fibrina e, então, um coágulo pode ser formado.
A atividade do fator IX é extremamente reduzida em pacientes com hemofilia B e, portanto, uma adequação da terapia é necessária.

Farmacocinética
A infusão de fator IX em pacientes com hemofilia B resulta na recuperação de 70% da atividade do fator IX plasmático.
O efeito é atingido entre 10 a 30 minutos, após a administração intravenosa. A meia-vida plasmática de fator IX é de 16 a 30 horas, com uma média de 24 horas. Sua meia-vida de distribuição está entre 3 a 6 horas, e a de eliminação, entre 18 a 32 horas.