Interações medicamentosas cubicin

CUBICIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CUBICIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CUBICIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A daptomicina sofre pequeno ou nulo metabolismo mediado pelo citocromo P450. É improvável que a daptomicina iniba ou induza o metabolismo de medicamentos metabolizados pelo sistema P450.

Interações observadas resultando em uso concomitante não recomendado
– Medicamento/testes laboratoriais
Foi observado que a daptomicina, em concentrações plasmáticas clinicamente relevantes, pode causar um falso prolongamento do tempo de protrombina (TP) e elevação da Razão da Normalização Internacional (RNI) de maneira significativa e concentração-dependente, quando determinados reagentes de tromboplastina recombinante são utilizados para o ensaio. A possibilidade de resultados de TP/ RNI erroneamente elevados, devido à interação com um reagente de tromboplastina recombinante, pode ser minimizada pela retirada de amostras para testes de TP ou RNI perto do momento de menor concentração plasmática de daptomicina. No entanto, as concentrações suficientes de daptomicina podem estar presentes no vale para provocar interação (vide “Advertências e precauções”).
Se confrontado por um resultado de TP/ RNI anormalmente elevado em um paciente que está sendo tratado com Cubicin®, recomenda-se que os médicos:
1.Repitam a avaliação do TP/ RNI, solicitando que a amostra seja retirada imediatamente antes da próxima dose de Cubicin® (p. ex.: momento de concentração no vale). Se o valor de TP/ RNI obtido permanecer substancialmente mais elevado do que seria esperado, considere avaliar TP/ RNI utilizando um método alternativo.
2.Avaliem outras causas de resultados de PT/ RNI anormalmente elevados.

Interações antecipadas resultando em uso concomitante não recomendado
Experiência da coadministração de inibidores da HMG-CoA redutase e Cubicin® em pacientes é limitada; portanto, considerar a suspensão temporária do uso do inibidor de HMG-CoA redutase em pacientes recebendo Cubicin®.

Interações a serem consideradas
Cubicin® foi avaliado em estudos de interação fármaco-fármaco em humanos com aztreonam, tobramicina, varfarina, sinvastatina e probenecida. A daptomicina não teve nenhum efeito sobre a farmacocinética da varfarina ou probenecida, nem estes medicamentos alteraram a farmacocinética da daptomicina. A farmacocinética da daptomicina não foi significativamente alterada pelo aztreonam.
Apesar de pequenas alterações na farmacocinética da daptomicina e tobramicina terem sido observadas durante a coadministração de Cubicin® por infusão intravenosa com duração de 30 minutos, na dose de 2 mg/kg, as alterações não foram estatisticamente significativas. A interação entre a daptomicina e a tobramicina com uma dose clínica de Cubicin® é desconhecida. Cautela é necessária quando Cubicin® é coadministrado com tobramicina.
A experiência da administração concomitante de Cubicin® com varfarina é limitada. Estudos de Cubicin® com anticoagulantes, que não a varfarina, não foram conduzidos. Monitorar a atividade anticoagulante em pacientes recebendo Cubicin® e varfarina nos primeiros dias após o início da terapia com Cubicin®.