Bula para paciente oncovin

ONCOVIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ONCOVIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ONCOVIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Sulfato de vincristina é um medicamento denominado antineoplásico, usado em pacientes com câncer, que bloqueia a divisão das células.
QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DESTE MEDICAMENTO?
Leucemia linfocítica aguda; neuroblastoma; tumor de Wilms; câncer de mama; câncer de pulmão de pequenas células; câncer epitelial de ovário; câncer cervical; câncer colorretal; linfomas de Hodgkin; linfomas não-Hodgkin; rabdomiossarcoma; sarcoma de Ewing; osteossarcoma; melanoma maligno; tumor de célula germinativa de ovário; micose fungóide; púrpura trombocitopênica idiopática; sarcoma de Kaposi associado à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado em pacientes com a forma desmielinizante da síndrome de Charcot-MarieTooth. Condições que exigem avaliações dos Riscos e Benefícios: Baixa contagem de glóbulos brancos; herpes zoster; varicela; diminuição da função hepática; infecção; tratamento anterior com droga citotóxica ou radioterapia; histórico de gota ou de pedra nos rins; sensibilidade ao sulfato de vincristina.
“Não há contra-indicação relativa a faixas etárias”. “Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis”. “Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde”. “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica”. “Informe ao seu médico se você estiver fazendo uso de algum outro medicamento”. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é de uso injetável, exclusivamente por via intravenosa direta, e deve ser aplicado por serviços especializados sob monitoração do médico.
“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”. “Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico”. “Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento”.
QUAIS AS EVENTUAIS REAÇÕES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
As principais reações são: constipação grave, aumento ou diminuição da urina, dor ou dificuldade para urinar, aumento do ácido úrico, perda de cabelo, neurotoxicidade evidenciada por visão dupla, dificuldade de andar, dor de cabeça, dor na mandíbula, formigamento ou dor nos dedos, dor nos testículos e fraqueza. Outras reações menos freqüentes são: dor e vermelhidão no local da injeção (celulite), náusea, vômito, inchaço, perda de peso corporal e erupção na pele. Reações raras são: diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, inflamação na língua e síndrome atribuída à secreção inapropriada do hormônio antidiurético.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Procurar um hospital ou Centro de Controle de Intoxicação, para tratamento dos sintomas. ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Oncovin® deve ser guardado na geladeira (2 a 8ºC) e protegido da luz.
“Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças”.