Gravidez oncovin

ONCOVIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ONCOVIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ONCOVIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



– Risco D (segundo classificação do FDA). Não existem estudos bem controlados e adequados em mulheres grávidas. Se o sulfato de vincristina for usado durante a gravidez ou se a paciente engravidar enquanto estiver usando o produto, ela deve ser alertada do risco potencial para o feto. Mulheres com capacidade reprodutiva devem ser aconselhadas a evitar a gravidez. Quando camundongos e hamsters, durante a gravidez, receberam doses de sulfato de vincristina, houve reabsorção em 23 a 85% dos fetos e malformações fetais ocorreram naqueles que sobreviveram. Cinco macacas receberam doses únicas de sulfato de vincristina entre os dias 27 e 34 de sua gravidez, 3 dos fetos tiveram desenvolvimento normal e 2 fetos apresentaram evidências grosseiras de malformações. Em diversas espécies animais as doses de sulfato de vincristina que não são tóxicas para o animal grávido podem induzir efeitos teratogênicos, como também a morte do embrião. MÃES LACTANTES
Não é conhecido se a droga é excretada no leite humano. Como muitas drogas são excretadas no leite humano, e devido ao potencial de graves efeitos adversos em lactentes, deve-se descontinuar a amamentação.