Posologia de pericor

PERICOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PERICOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PERICOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



PERICOR® é administrado sempre em uma dose única diária e não deve ser administrado juntamente com as refeições, pois a biodisponibilidade do metabólito ativo do perindopril, o perindoprilato, é alterada pela ingestão de alimento.

Hipertensão Arterial Essencial
– Na ausência de depleção pré-existente de água e sódio ou falência renal (isto é, condições abaixo das normais):
A dose efetiva é de 4 mg por dia em uma tomada única pela manhã. Dependendo da resposta ao tratamento, a dosagem deve ser gradualmente ajustada em intervalos de 3 a 4 semanas, até uma dose única máxima de 8 mg por dia.
Se necessário, um diurético não-poupador de potássio pode ser administrado concomitantemente para conseguir uma redução adicional da pressão sanguínea.
– Na hipertensão arterial previamente tratada com outros diuréticos:
-ou interromper o diurético 3 dias antes da introdução do PERICOR® e reiniciá-lo em seguida, se necessário;
-ou iniciar com doses de 2 mg e depois ajustar de acordo com a resposta da pressão sanguínea obtida.
Recomenda-se dosar os níveis plasmáticos de creatinina e potássio antes do tratamento e após 15 dias de tratamento.
– Em idosos (ver “Precauções de uso”):
Iniciar o tratamento com a menor dosagem (2 mg por dia, pela manhã) e se necessário, aumentar para 4 mg após 1 mês de tratamento.
A dosagem deve ser ajustada se uma avaliação prévia mostrar que a função renal do paciente está anormal para sua idade (ver tabela abaixo).
O valor do clearance de creatinina (Clcr), calculado da creatinina sanguínea ajustada pela idade, peso e sexo, usando a fórmula Cockroft*, por exemplo, fornece uma indicação exata da função renal em idosos:
-Clcr = (140 – idade) x peso / 0,814 x creatinina sanguínea com: idade expressa em anos, peso em Kg e creatinina sanguínea em μmol/l.
Esta fórmula é aplicada para homens idosos e deve ser corrigida para mulheres multiplicando o resultado por 0,85.
– Na hipertensão renovascular:
Recomenda-se iniciar o tratamento com a dosagem de 2 mg por dia, que em seguida pode ser ajustada de acordo com a resposta da pressão arterial do paciente. Os níveis sanguíneos de creatinina e potássio devem ser monitorados para revelar a possibilidade de início de falência renal funcional.
Nos casos de insuficiência renal a dosagem de PERICOR® deve ser ajustada para o grau da insuficiência renal:
-se o clearance de creatinina for igual ou maior que 60 mL/min, não é necessário alterar a dosagem,
Nestes pacientes, a prática médica normal compreende um controle periódico dos níveis sanguíneos de potássio e creatinina, por exemplo, a cada 2 meses durante períodos estabilizados terapeuticamente.
Nesses casos, o diurético a ser usado em combinação deve ser um diurético de alça.
– Em pacientes hipertensos em hemodiálise (Clcr < 15 mL/min): o perindopril é dialisável (ver “Advertências”):
O clearance da diálise é de 70 mL/min. A dosagem é de 2 mg no dia da diálise.
Insuficiência Cardíaca Congestiva
A dose inicial deve ser baixa, principalmente em casos de: -pressão sanguínea inicial normal ou baixa;
-insuficiência renal;
-hiponatremia fármaco-induzido (diurético) ou não.
Inibidores da ECA podem ser administrados em combinação com diurético, e se necessário, um glicosídeo digitálico pode ser adicionado.
Recomenda-se iniciar o tratamento com uma dose de 2 mg pela manhã, monitorando a pressão sanguínea e, se necessário, aumentar para a dose usual efetiva entre 2 e 4 mg em uma dose única diária.
A dose diária selecionada não deve reduzir a pressão sanguínea sistólica de repouso para abaixo de 90 mmHg.
Pode ocorrer hipotensão sintomática em pacientes com insuficiência cardíaca de risco (insuficiência cardíaca grave, pacientes recebendo altas doses de diuréticos). Nesse caso, a dose inicial deve ser reduzida à metade (isto é, 1 mg por dia).
Os níveis sanguíneos de creatinina e potássio devem ser monitorados a cada aumento de dosagem e após 3 a 6 meses dependendo do estágio da insuficiência cardíaca, para avaliar a segurança do tratamento.

Prevenção da Recorrência do Acidente Vascular Cerebral
-em pacientes com história de doença cerebrovascular, PERICOR® deve ser introduzido em uma dose inicial de 2 mg ao dia, durante duas semanas. Em seguida, a dose deve ser aumentada para 4 mg ao dia, durante outras duas semanas e então associado à indapamida.
-o tratamento deve ser iniciado a qualquer momento após o evento inicial (AVC ou Ataque Isquêmico Transitório), de duas semanas até vários anos.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.