Portal

REAÇÕES ADVERSAS BENEFIX

A tabela abaixo lista as reações adversas notificadas em estudos clínicos de pacientes previamente tratados e de pacientes previamente não tratados e identificadas na pós-comercialização. As frequências são baseadas em todos os eventos emergentes de tratamento de casualidade em estudos clínicos agrupados com 287 indivíduos.

Tabela 3: Tabela de reações adversas

Classe de Órgãode SistemaMuitocomum≥ 1/10Comum≥ 1/100a < 1/10Incomum≥ 1/1 000 a <1/100Frequência nãoconhecida (nãopode ser estimadoa partir dos dadosdisponíveis)
Infecções einfestações  Celulite no local dainfusão (k) 
Sistema sanguíneoe linfático Inibição do fatorIX (c)  
Distúrbios dosistema imune Hipersensibilidade (d) Reação anafilática (o)
Distúrbios dosistema nervosoDor decabeça (a)Tontura; disgeusiaSonolência; tremor 
Distúrbios oculares  Deficiência visuall 
Distúrbioscardíacos  Taquicardia (m) 
Distúrbiosvasculares Flebite;hipotensão (e);vermelhidão (f) Síndrome da veiacava superior o,p,trombose venosaprofunda (o);trombose (o);tromboflebite (o)
Distúrbiosrespiratórios,torácicos emediastinosTosse (b) Dificuldade respiratória (s) 
DistúrbiosgastrintestinaisVômitoNáusea  
Distúrbios da pele esubcutâneos Rash (g);urticária  
Distúrbios urinárioe renal  Isquemia renal (n) 
Distúrbios gerais econdições no localda administraçãoPirexiaDesconforto nopeitoh; reação nolocal da infusãoj;dor no local dainfusão (i)CalafriosResposta terapêuticainadequada (o)
Investigações   Recuperaçãoinadequada do fatorIX (o, q)


a incluindo enxaqueca, dor de cabeça sinusal bincluindo tosse produtiva
c formação transitória de inibidor de baixa titulação e formação de inibidor de alta titulação
d incluindo hipersensibilidade a medicamentos, angioedema, broncoespasmo, respiração ofegante, dispneia e espasmo da laringe
e incluindo diminuição da pressão arterial
f incluindo rubor, sensação de calor, pele quente gincluindo rash macular, papular, maculopapular hincluindo dor no peito e aperto no peito
i incluindo prurido no local da infusão, eritema no local da infusão jincluindo dor no local da injeção, desconforto no local da infusão kincluindo celulite
l incluindo escotoma cintilante e visão turva
m incluindo aumento da frequência cardíaca, taquicardia sinusal
n desenvolvido em um paciente positivo a anticorpos da hepatite C 12 dias após uma dose de BeneFixTM para um episódio de sangramento. BeneFixTM
o Reação adversa identificada na pós-comercialização
p síndrome da veia cava superior em recém-nascidos criticamente doentes, enquanto recebiam infusão contínua do BeneFixTM através de um cateter venoso central
q Este é um termo verbatim. Nenhum MedDRA 17.1 PT foi recuperado.
Caso ocorra qualquer reação de hipersensibilidade adversa suspeita que se considere relacionada à administração de BeneFixTM, consulte os itens 8. Posologia e modo de usar e 5. Advertências e precauções.

Desenvolvimento de inibidor
Os pacientes com hemofilia B podem desenvolver anticorpos neutralizadores (inibidores).
Detectou-se a presença de inibidor transitório de baixa resposta e clinicamente relevante (título máximo 1,5 BU) em 1 dos 65 pacientes tratados com BeneFixTM (incluindo 9 pacientes participantes somente do estudo cirúrgico) que haviam recebido anteriormente produtos derivados de plasma (pacientes previamente tratados). Esse paciente continuou o tratamento com BeneFixTM sem aumento anamnéstico do inibidor ou anafilaxia.
A partir dos resultados do estudo em pacientes previamente não tratados, 2/63 pacientes desenvolveram inibidores após 7 e 15 dias de exposição. Ambos eram inibidores de alta titulação. Ambos os pacientes apresentaram manifestações alérgicas em associação temporal com o seu desenvolvimento de inibidores.

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos.

Nesse caso, notifique os eventos adversos pelo Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.