Bula para paciente crixivan

CRIXIVAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CRIXIVAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CRIXIVAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este medicamento funciona?
CRIXIVAN® interfere no processo de multiplicação do vírus, fazendo com que as novas partículas virais formadas sejam incapazes de estabelecer novos ciclos de infecção. Por que este medicamento foi indicado?
Seu médico prescreveu CRIXIVAN® porque você apresenta infecção pelo HIV. CRIXIVAN® pode ajudar a reduzir suas chances de adquirir doenças associadas à infecção pelo HIV e pode ajudar a prolongar sua vida. CRIXIVAN® também pode ajudar a diminuir a quantidade de HIV em seu corpo (denominada “carga viral”) e aumentar sua contagem de células CD4 (T). CRIXIVAN® pode não apresentar estes efeitos em todos os pacientes. HIV é uma doença que se inicia no sangue e que é transmitida por contato sexual ou por contato com o sangue de pessoas infectadas.
Quando não devo usar este medicamento?
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias, exceto para crianças menores de 3 anos. Informe ao médico ou cirurgião-dentista sobre o aparecimento de reações indesejáveis. CRIXIVAN® não deve ser administrado a pessoas que apresentem hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes.
O que devo dizer a meu médico antes de tomar CRIXIVAN®?
Informe ao seu médico sobre qualquer condição médica anterior ou atual, incluindo doença hepática decorrente de cirrose, problemas renais, diabetes, hemofilia, alergias ou colesterol alto e se você está tomando medicamentos redutores de colesterol conhecidos por “vastatinas”. Sempre informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que esteja tomando ou pretenda tomar, incluindo os obtidos sem prescrição médica (venda livre), fitoterápicos ou suplementos nutricionais. Informe ao seu médico se estiver tomando medicamentos para reduzir o colesterol, chamados “vastatinas”. Informe ao seu médico se estiver grávida ou pretender engravidar. Uso na gravidez e amamentação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não se sabe se CRIXIVAN® é prejudicial ao feto quando administrado a mulheres grávidas. Se você estiver grávida, você deve tomar CRIXIVAN® somente se o seu médico decidir que é claramente necessário. Informe ao seu médico se estiver amamentando. O seu médico dirá para você parar de amamentar enquanto estiver tomando CRIXIVAN® . Uso pediátrico
CRIXIVAN® não deve ser administrado a crianças menores que 3 anos de idade ou que não sejam capazes de engolir cápsulas.
Posso tomar CRIXIVAN® com outros medicamentos?
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
CRIXIVAN® pode ser tomado com vários medicamentos comumente utilizados por pessoas infectadas pelo HIV. Estes medicamentos incluem zidovudina, didanosina, lamivudina, estavudina, fluconazol, isoniazida, claritromicina, trimetoprima/sulfametoxazol e metadona. Outros medicamentos podem ser tomados com CRIXIVAN®, porém requerem ajuste de dose do medicamento ou de CRIXIVAN® . Estes medicamentos incluem rifabutina, cetoconazol, itraconazol, delavirdina e efavirenz. Informe ao seu médico se está tomando bloqueadores do canal de cálcio (medicamentos que tratam a hipertensão ou dor torácica). Os medicamentos que não podem ser tomados com CRIXIVAN® são: terfenadina, cisaprida, astemizol, triazolam, midazolam, pimozida, rifampicina e derivados do ergot, como tartarato de ergotamina ou tartarato de ergotamina e cafeína. Consulte seu médico antes de tomar CRIXIVAN® com qualquer outro medicamento. Não se recomenda tomar CRIXIVAN® com erva de São João (Hypericum perforatum), um produto fitoterápico comercializado como suplemento nutricional, ou com produtos contendo erva de São João, pois pode ocorrer diminuição do efeito do CRIXIVAN® ou de outros medicamentos relacionados ao HIV.
Posso dirigir ou operar máquinas enquanto estiver tomando CRIXIVAN®?
Não existem informações específicas que sugiram que CRIXIVAN® afete a capacidade de dirigir ou operar máquinas. No entanto, foram relatadas vertigem e turvação da visão durante o tratamento com CRIXIVAN®. Se você apresentar esses sintomas, deverá evitar dirigir ou operar máquinas.
Como devo usar este medicamento?
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não pode ser partido ou mastigado. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento: 100 mg: cápsula branca semitranslúcida, com a impressão “CRIXIVAN TM 100 MG” em tinta verde 200 mg: cápsula branca semitranslúcida, com a impressão “CRIXIVAN TM 200 MG” em tinta azul 400 mg: cápsula branca semitranslúcida, com a impressão “CRIXIVAN TM 400 MG” em tinta amarela Em um estudo que avaliou o sabor, a maioria dos pacientes adultos verificou que CRIXIVAN® misturado com suco de maçã apresentava sabor desagradável. CRIXIVAN® na forma de cápsulas, após as refeições ou em jejum, foi classificado como não apresentando sabor ou sabor melhor do que a média para um medicamento. Em geral, todas as formas foram bem-toleradas. Não foram conduzidos estudos para avaliar o odor de CRIXIVAN® . CRIXIVAN® é comercializado na forma de cápsulas e deve ser administrado por via oral. A dose usual para adultos é de 800 mg (em geral administrado como 2 cápsulas de 400 mg) a cada 8 horas. A dose para crianças e adolescentes deverá ser determinada pelo médico. CRIXIVAN® deve ser administrado a cada 8 horas para se obter eficácia completa. É muito importante tomar CRIXIVAN® exatamente conforme prescrito para assegurar a eficácia completa do produto. CRIXIVAN® deve ser tomado com água 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições. Se preferir não tomar com água, CRIXIVAN® pode ser tomado com leite desnatado, suco, café ou chá; ou uma refeição leve, como torrada com geléia ou frutas em conserva, suco e café com leite desnatado e açúcar; ou com corn flakes, leite desnatado e açúcar. Você pode se alimentar normalmente nos horários em que não for tomar CRIXIVAN®.
A ingestão de CRIXIVAN® com uma refeição rica em calorias, gorduras e proteínas reduz a capacidade de seu organismo absorver o medicamento, fazendo com que sua eficácia diminua. É importante que adultos bebam, pelo menos, 1,5 litro de líquido durante o dia. É importante também que crianças e adolescentes bebam líquidos suficiente durante o dia. O médico dirá para você a quantidade de líquido que seu filho deve beber. É importante que você tome CRIXIVAN® exatamente conforme a prescrição médica. Não interrompa o tratamento sem primeiro falar com seu médico.
O que devo fazer se esquecer de tomar uma dose?
Tome CRIXIVAN® 3 vezes por dia a cada 8 horas. No entanto, se esquecer de tomar um dose, não a tome fora do horário estabelecido. Simplesmente tome a dose seguinte como de costume, isto é, no horário normal e sem duplicar a dose.
Quais efeitos adversos CRIXIVAN® pode causar?
Qualquer medicamento pode apresentar efeitos adversos ou indesejáveis, denominados efeitos colaterais. CRIXIVAN® em geral é bem tolerado. Houve relatos de pedras nos rins e, em alguns pacientes, resultaram em problemas renais graves, incluindo insuficiência renal. Na maioria dos casos, o comprometimento renal e a insuficiência renal foram reversíveis. Avise o seu médico se você apresentar repentinamente dor nas costas importante, com ou sem sangue na urina, causada por pedras nos rins. Alguns pacientes tratados com CRIXIVAN® apresentaram rápida queda de contagem de hemácias (anemia hemolítica) que em alguns casos foi grave. Alguns pacientes tratados com CRIXIVAN® apresentaram problemas hepáticos e, raramente, insuficiência hepática. Ocorreram diabetes e altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) em pacientes que tomaram inibidores da protease.
Em alguns destes pacientes, isto resultou em cetoacidose, uma condição séria causada por falta de controle dos níveis de açúcar no sangue. Alguns pacientes tinham diabetes antes de iniciar o tratamento com inibidores da protease, outros não. Em alguns pacientes foi necessário o ajuste da dose do medicamento antidiabético. Em outros casos, foram necessários novos medicamentos antidiabéticos. Em alguns pacientes com hemofilia, houve relato de aumento dos sangramentos. Ocorreram dor muscular e fraqueza graves em pacientes que tomaram inibidores da protease, incluindo CRIXIVAN®, com medicamentos redutores do colesterol denominados “vastatinas”. Avise seu médico se você apresentar dor nas costas ou fraqueza graves. Outros efeitos adversos incluem reações alérgicas; reações cutâneas graves; fraqueza/fadiga; baixa contagem de hemácias; problemas cardíacos, incluindo infarto do miocárdio; acidente vascular cerebral; dor/inchaço abdominal; inflamação do pâncreas; inflamação dos rins; aumento de gordura em locais como pescoço, seios, abdômen e costas; diarréia; dispepsia; náusea; tontura; cefaléia; pele ressecada; alteração de coloração da pele; perda de cabelo; unha encravada (nos dedos dos pés) com ou sem infecção; cristais na urina; entorpecimento da boca; erupções; e alteração do paladar. Seu médico possui uma lista mais completa dos efeitos adversos. Informe ao seu médico imediatamente se ocorrerem estes ou outros sintomas incomuns. Se a condição persistir ou piorar, procure cuidados médicos. Além disso, informe ao seu médico se apresentar quaisquer sintomas sugestivos de reação alérgica após a tomada de CRIXIVAN®.
O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez? Procure auxílio médico imediatamente caso você tome quantidade do medicamento acima do recomendado.
Onde e como devo guardar este medicamento? Não tome este medicamento após a data de validade impressa na embalagem. As primeiras duas letras indicam o mês e os quatro últimos algarismos, o ano. Armazene CRIXIVAN® na embalagem original, em temperatura abaixo de 30°C e protegido da umidade. As cápsulas de CRIXIVAN® são sensíveis à umidade. Sempre armazene CRIXIVAN® na embalagem original, com o dessecante.
Outras Considerações
Você deve saber que CRIXIVAN® não é uma cura da infecção por HIV e que você deve continuar desenvolvendo infecções ou outras doenças associadas à doença por HIV. Portanto, você deve continuar sob os cuidados de seu médico durante o tratamento com CRIXIVAN®. Em alguns pacientes com infecção avançada por HIV (AIDS) e histórico de infecção oportunista, podem ocorrer sinais e sintomas de inflamação de infecções anteriores quando se inicia tratamento com combinação anti-retroviral. Até o momento, ainda não são conhecidos os efeitos de longo prazo do tratamento com CRIXIVAN®. O tratamento com CRIXIVAN® ainda não demonstrou reduzir o risco de transmissão do HIV por contato sexual ou contaminação sangüínea. Procure seu médico para mais detalhes. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
“VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”. “ATENÇÃO: O USO INCORRETO PODE CAUSAR RESISTÊNCIA DO VÍRUS DO HIV E FALHA NO TRATAMENTO”.