Interações medicamentosas crixivan

CRIXIVAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CRIXIVAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CRIXIVAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Foram realizados estudos específicos de interações medicamentosas do indinavir com os seguintes medicamentos: zidovudina, zidovudina/lamivudina, trimetoprima/sulfametoxazol, fluconazol, isoniazida, claritromicina, metadona ou um anticoncepcional oral (noretindrona/etinilestradiol1/35). Não foram observadas interações clinicamente significativas com esses medicamentos. Contudo, foram observadas interações medicamentosas clinicamente significativas com os seguintes medicamentos: Pimozida A pimozida não deve ser administrada com indinavir, pois a inibição de CYP3A4 pelo indinavir pode resultar em concentração plasmática elevada da pimozida, o que potencialmente poderia resultar em prolongamento do intervalo QT e arritmia ventricular (veja CONTRA INDICAÇÕES). Rifampicina A rifampicina é um potente indutor da isoenzima 3A4 do citocromo P450, que diminui acentuadamente a concentração plasmática de indinavir. Portanto, CRIXIVAN® e rifampicina não devem ser administrados concomitantemente. Rifabutina Em razão do aumento da concentração plasmática de rifabutina e da diminuição da concentração plasmática de indinavir, é necessário reduzir a posologia da rifabutina e aumentar a posologia do CRIXIVAN® quando a rifabutina for administrada concomitantemente com CRIXIVAN® (veja POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO). Cetoconazol Em razão do aumento das concentrações plasmáticas do indinavir, deve-se considerar a redução da posologia do indinavir quando CRIXIVAN® for administrado concomitantemente com cetoconazol . Itraconazol O itraconazol é um inibidor da isoenzima 3A4 do citocromo P450 que aumenta as concentrações plasmáticas do indinavir. Por isso, recomenda-se reduzir a posologia do indinavir quando CRIXIVAN® e o itraconazol forem administrados concomitantemente (veja POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO). Delavirdina Por causa do aumento da concentração plasmática de indinavir (resultados preliminares), a redução da posologia do indinavir deve ser considerada quando CRIXIVAN® e delavirdina forem administrados concomitantemente (veja POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO). Efavirenz Por causa da diminuição das concentrações plasmáticas do indinavir, recomenda-se aumentar a posologia do CRIXIVAN® quando CRIXIVAN® e efavirenz forem administrados concomitantemente. Não é necessário ajuste posológico do efavirenz quando ele for administrado com indinavir (veja POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO).
Ritonavir
O ritonavir aumenta as concentrações plasmáticas do indinavir, e o indinavir pode afetar as concentrações plasmáticas do ritonavir. Atualmente, não há dados disponíveis de pacientes sobre a segurança ou a eficácia dessa combinação.
HMG-CoA Inibidores da redutase
O uso concomitantemente de CRIXIVAN® com lovastatina ou sinvastatina não é recomendado. Deve-se ter cautela ao se utilizar inibidores da protease, inclusive CRIXIVAN®, concomitantemente com outros inibidores da HMGCoA redutase que são metabolizados pela via do CYP3A4 (por exemplo, atorvastatina ou cerivastatina). O risco de miopatia, inclusive rabdomiólise pode ser aumentado quando inibidores da protease, entre os quais CRIXIVAN®, são usados em combinação com esses medicamentos.
Erva de São João (Hypericum perforatum) O uso concomitante de CRIXIVAN® e erva de São João (Hypericum perforatum) ou de produtos que contêm a erva de São João não é recomendado. A administração concomitante de CRIXIVAN® e erva de São João demonstrou diminuir substancialmente as concentrações de indinavir e pode levar à perda da resposta virulógica e à possível resistência ao CRIXIVAN® ou à classe de inibidores da protease. Outros
Bloqueadores do Canal de Cálcio Os bloqueadores do canal de cálcio são metabolizados pela CYP3A4, a qual é inibida pelo indinavir. A administração concomitante de CRIXIVAN® com bloqueadores do canal de cálcio pode resultar em aumento das concentrações plasmáticas dos bloqueadores do canal de cálcio podendo assim aumentar ou prolongar seus efeitos terapêuticos ou seus efeitos adversos. Outros A administração concomitante de indinavir e didanosina deve ser feita com intervalo de pelo menos uma hora entre uma e outra medicação e com o estômago vazio. A utilização de outros medicamentos que induzem menos potencialmente CYP3A4 do que a rifampicina, tais como fenobarbital, fenitoína, carbamazepina e dexametasona com indinavir deve ser feita com cuidado, pois esses medicamentos também podem diminuir as concentrações plasmáticas de indinavir. É previsto que a administração concomitante de CRIXIVAN® com sildenafil aumente substancialmente as concentrações plasmáticas do sildenafil e possa resultar em maior número de eventos adversos relacionados ao sildenafil, incluindo hipotensão, alterações visuais e priapismo (consulte a Circular aos Médicos do sildenafil emitida pelos fabricantes).