Posologia de crixivan

CRIXIVAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CRIXIVAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CRIXIVAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Adultos: A posologia recomendada de CRIXIVAN® é de 800 mg (2 cápsulas de 400 mg) por via oral a cada 8 horas.
A terapia com CRIXIVAN® deve ser iniciada na dose recomendada de 2,4 g/dia. Pacientes pediátricos (a partir de 3 anos de idade e capazes de engolir cápsulas): a posologia recomendada de CRIXIVAN® é de 500 mg/m2 (dose ajustada pela área de superfície corporal com base no tamanho e no peso) por via oral, a cada 8 horas (veja tabela e fórmula abaixo). Essa dose não deve exceder a dose de 800 mg a cada 8 horas para adultos. CRIXIVAN® não foi estudado em crianças com menos de 3 anos de idade. Dose pediátrica de CRIXIVAN® (500 mg/m2) a ser administrada a cada 8 horas Área+ da superfície corporal (m2) Dose a cada 8 horas (mg) 0,5 300 0,75 400 1,00 500 1,25 600 1,50 800 + A área da superfície corporal (ASC) pode ser calculada pela seguinte equação: 3.600 ASC = Altura(cm)xPeso(kg) CRIXIVAN® deve ser usado: – em combinação com agentes anti-retrovirais (ex., inibidores da transcriptase reversa nucleosídeos e não-nucleosídeos) aprovados para o tratamento de pacientes com infecção pelo HIV -1; – como monoterapia para o tratamento de pacientes adultos, para os quais o tratamento com inibidores da transcriptase reversa nucleosídeos e não-nucleosídeos é considerado clinicamente inapropriado. – CRIXIVAN® deve ser administrado a cada 8 horas, portanto deve-se estabelecer um esquema conveniente para o paciente. Para absorção ideal, CRIXIVAN® deve ser administrado sem alimentos, mas com água, 1 hora antes ou 2 horas depois de uma refeição. Alternativamente, CRIXIVAN® pode ser administrado com outros líquidos, tais como leite desnatado, sucos, café ou chá ou ainda, com uma refeição leve como, por exemplo, torrada com geléia, suco de maçã e café com leite desnatado e açúcar ou com sucrilhos, leite desnatado e açúcar. Para assegurar hidratação adequada, recomenda-se que o paciente adulto beba pelo menos 1,5 litros de líquidos durante o período de 24 horas. É também recomendado que crianças que pesam menos do que 20 kg bebam pelo menos 75 mL/kg/dia e que crianças que pesam de 20 a 40 kg bebam pelo menos 50 mL/kg/dia. Além da hidratação adequada, o médico poderá interromper temporariamente o tratamento de pacientes que apresentarem um ou mais episódios de nefrolitíase (por exemplo, durante 1 a 3 dias) durante o episódio agudo de nefrolitíase ou descontinuar a terapia.
Terapia concomitante Rifabutina Recomenda-se redução da dose da rifabutina para a metade da dose-padrão (consultar a Circular aos Médicos emitida pelo fabricante de rifabutina).
Cetoconazol Deve ser considerada redução da dose de CRIXIVAN® para 600 mg a cada 8 horas quando este for administrado concomitantemente com cetoconazol.
Itraconazol Recomenda-se reduzir a dose de CRIXIVAN® para 600 mg a cada 8 horas quando este for administrado concomitantemente com 200 mg de itraconazol duas vezes ao dia.
Delavirdina A redução da dose de CRIXIVAN® para 600 mg a cada 8 horas deve ser considerada quando for administrado 400 mg de delavirdina três vezes ao dia. Efavirenz Recomenda-se aumentar a dose de CRIXIVAN® para 1.000 mg a cada 8 horas quando este for administrado concomitantemente com efavirenz. Pacientes com afecções coexistentes Insuficiência hepática por cirrose A posologia de CRIXIVAN® deve ser reduzida para 600 mg a cada 8 horas em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada conseqüente à cirrose.