Modo de usar cymevene

CYMEVENE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CYMEVENE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CYMEVENE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Condições de conservação:
Cymevene® injetável em pó liofilizado deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC).

Métodos de preparação da solução de Cymevene®
1. Cymevene® liofilizado deve ser reconstituído injetando 10 mL de água estéril para injeção dentro do frasco. Não usar água bacteriostática para injeção que contenha parabenos (parahidroxibenzoatos), uma vez que é incompatível com o pó estéril do Cymevene® e pode causar precipitação.
2. O frasco deve ser agitado para dissolver a droga.
3. A solução reconstituída deve ser inspecionada quanto à presença de partículas antes de se proceder à preparação final.
4. A solução reconstituída no frasco é estável à temperatura ambiente por 12 horas. Não deve ser refrigerado.

Preparação e administração da solução de infusão
Com base no peso do paciente, calcula-se a dose apropriada de volume que deve ser retirado do frasco (concentração 50 mg/mL) e adiciona-se a um líquido de infusão. Soro fisiológico, dextrose 5% em água, solução de Ringer ou Ringer lactato são química ou fisicamente compatíveis com Cymevene®. Infusão com concentrações maiores que 10 mg/mL não são recomendadas.
Cymevene® não deve ser misturado com outros produtos intravenosos.
Pelo fato do Cymevene® ser reconstituído em água estéril, a solução de infusão deve ser usada o mais rápido possível e dentro das 24 horas de diluição para diminuir o risco de contaminação bacteriana.
A solução de infusão deve ser colocada na geladeira. Não se recomenda congelar.

Manuseio
Precauções devem ser tomadas no manuseio de Cymevene®.
Como o Cymevene® é considerado um potencial teratogênico e carcinogênico em humanos, precauções devem ser tomadas na manipulação (vide Precauções e advertências). Evitar contato direto da solução reconstituída nas ampolas de Cymevene® com a pele e com as mucosas. A solução de Cymevene® injetável é alcalina (pH aproximadamente 11). Em caso de contato de Cymevene® com a pele, ou membranas mucosas, lavar minuciosamente com água e sabão. Em casos de contato com os olhos, limpar com água corrente.

Atenção: não aplicar a injeção i.v. rápido ou em bolus. A toxicidade do Cymevene® pode aumentar por causa do nível plasmático aumentado.
Se for aplicado i.m. ou s.c., pode resultar numa grave irritação do tecido por causa do pH elevado (~11).
As doses recomendadas, frequência ou taxa de infusão não devem ser excedidas.

Via de administração:
Cymevene® injetável deve ser administrado por via parenteral (intravenosa).

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Prazo de validade
Este medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa do produto). Não use o medicamento após a data de validade indicada na embalagem; pode ser prejudicial à saúde.