Posologia de cymevene

CYMEVENE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CYMEVENE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CYMEVENE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Cymevene® injetável
Dose padrão para tratamento de retinite por CMV
Terapia de indução: 5 mg/kg administrada por infusão intravenosa durante 1 hora, a cada 12 horas por 14 – 21 dias em pacientes com função renal normal.
Tratamento de manutenção: 5 mg/kg administrado por infusão intravenosa durante 1 hora, 1 vez ao dia 7 dias/semana ou 6 mg/kg 1 vez ao dia por 5 dias/semana.

Dose padrão para prevenção em receptores de transplante
Tratamento de indução: 5 mg/kg, dado por infusão intravenosa durante uma hora, a cada 12 horas por 7 – 14 dias em pacientes com função renal normal.
Tratamento de manutenção: 5 mg/kg, administrado por infusão intravenosa durante uma hora, uma vez por dia 7 dias/semana ou 6 mg/kg uma vez ao dia em 5 dias/semana.

Dosagens especiais
• Pacientes com disfunção renal: a dose do Cymevene® deve ser modificada como mostrado na tabela abaixo:
Clearance de creatinina pode ser calculado pela creatinina sérica pela seguinte fórmula:
Pacientes do sexo masculino = (140-idade [em anos]) x (peso [kg]) / (72) x (0,011 x creatinina sérica [mmol/L])

Para pacientes do sexo feminino = 0,85 x valor para o sexo masculino

Clearance de creatinina

Dose de indução

Dose de manutenção

≥70 mL/min

5 mg/kg a cada 12h

5 mg/kg/dia

50 – 69 mL/min

2,5 mg/kg a cada 12h

2,5 mg/kg/dia

24 – 49 mL/min

2,5 mg/kg/dia

1,25 mg/kg/dia

10 – 24 mL/min

1,25 mg/kg/dia

0,625 mg/kg/dia

< 10 mL/min

 

1,25 mg/kg 3x/semana depois da hemodiálise

0,625 mg/kg 3x/semana depois da hemodiálise



Recomendam-se modificações de dosagem em pacientes com disfunção renal; a creatinina sérica ou clearance de creatinina devem ser monitorados cuidadosamente.

• Pacientes com leucopenia, leucopenia grave, anemia e trombocitopenia: leucopenia grave, neutropenia, anemia, trombocitopenia, mielossupressão e anemia aplástica são observadas em pacientes tratados com ganciclovir.
• Idosos: como pacientes idosos têm disfunção renal com frequência, Cymevene® deve ser administrado a pacientes idosos com especial consideração pela sua condição renal (vide item Dosagens especiais : pacientes com disfunção renal).
• Crianças: a eficácia e segurança do ganciclovir em pacientes pediátricos não estão estabelecidas, incluindo o uso de Cymevene® para tratamento de infecções congênitas ou neonatais por CMV. O uso do Cymevene® em crianças requer extremo cuidado devido ao potencial carcinogênico a longo prazo e toxicidade na reprodução. Os benefícios do tratamento devem ser considerados em relação aos riscos (vide item Farmacocinética em situações clínicas especiais).