Superdosagem cymevene

CYMEVENE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CYMEVENE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CYMEVENE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Superdosagem com ganciclovir intravenoso
Superdosagem com ganciclovir IV tem sido relatada nos estudos clínicos e durante a experiência após o lançamento. Em alguns casos, nenhum evento adverso foi relatado. A maioria dos pacientes apresentou um ou mais dos seguintes eventos adversos:
– Toxicidade hematológica: mielossupressão, granulocitopenia, leucopenia, aplasia medular, neutropenia, pancitopenia
– Hepatotoxicidade: hepatite, alterações da função hepática
– Toxicidade renal: insuficiência renal aguda, elevação da creatinina, piora da hematúria em pacientes com lesão renal preexistentes
– Toxicidade gastrintestinal: dor abdominal, diarréia, vômitos
– Neurotoxicidade: convulsão e tremores generalizados
Além disso, um paciente adulto recebeu um volume excessivo de ganciclovir i.v. por injeção intravítrea e apresentou perda temporária da visão e oclusão da artéria retiniana central, secundária a um aumento da pressão intra-ocular devido ao volume de fluido injetado.
Hemodiálise e hidratação podem ser úteis na redução dos níveis plasmáticos sanguíneos dos pacientes que receberam uma superdosagem de ganciclovir oral (vide Farmacocinética em situações clínicas especiais)

Superdosagem com valganciclovir
Um paciente desenvolveu mielossupressão fatal (aplasia medular) após alguns dias de uso do valganciclovir numa dose 10 vezes maior do que a recomendada para pacientes com diminuição da função renal (diminuição do clearance de creatinina).