Posologia de hemax-eritron

HEMAX-ERITRON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HEMAX-ERITRON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HEMAX-ERITRON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Instruções de uso
O médico responsável deverá prescrever a dose e frequência de aplicações para cada paciente.
Hemax Eritron pode ser administrado por injeção intravenosa ou subcutânea. Quando for administrado por via subcutânea (SC), pode ser aplicado pelo próprio paciente ou por outra pessoa treinada.
-Limpe a parte de cima do frasco com álcool antes de utilizá-lo.
-Dissolver o conteúdo de um frasco ampola de Hemax Eritron com o diluente que acompanha o produto.
-A área de aplicação também deve ser desinfetada com álcool, antes da injeção.
-Não agite o frasco. Não utilize o medicamento caso observe alguma partícula dentro do frasco.
-Insira a agulha pela borracha localizada na parte superior do frasco de Hemax Eritron. Com a agulha dentro do frasco, vire o frasco de cabeça para baixo e mantenha-o na altura dos olhos.
-Puxe o êmbolo para baixo até atingir a dose indicada, verificando sempre com a marcação indicada na seringa.
-Não administre outras medicações simultaneamente na mesma seringa e não dilua a medicação com outros diluentes ou doses diferentes da recomendada.
-Delicadamente, bata na seringa com os dedos, para que as bolhas se dirijam para a parte superior da seringa. Aperte o êmbolo até que não se tenha mais bolhas, e complete a seringa para acertar a dose.
-Aplique o medicamente sempre em locais diferentes do corpo.
-Troque sempre a seringa a cada aplicação. Não utilize a seringa e a agulha mais de uma vez.
-Utilize algum tipo de recipiente adequado para o descarte das seringas e agulhas. Mantenha esse recipiente fora do alcance de crianças e animais.
-Após a reconstituição, usar imediatamente.
-Não reutilizar o frasco-ampola após retirar a dose a ser administrada. Desprezar o resto do produto.

Uso intravenoso
A injeção deve ser aplicada durante 1 a 5 minutos, dependendo da dose total. Em pacientes em hemodiálise, a injeção deve ser aplicada após a sessão de diálise. Injeções mais lentas, durante 5 minutos, podem ser benéficas em pacientes que apresentem efeitos colaterais do tipo gripal. Hemax Eritron não deve ser administrado em infusão ou combinado a outras soluções parenterais.

Uso subcutâneo
A injeção subcutânea é dada por meio de aplicação sob a pele, normalmente atrás do braço, na parte superior da coxa ou no abdômen. O volume máximo por local de injeção é de 1 mL. Portanto, para volumes maiores, deve-se utilizar mais de um local de aplicação.

Risco de uso por via de administração não recomendada
Se utilizada por via oral, a alfaepoetina não apresenta o efeito desejado.

Posologia
Anemia em pacientes com insuficiência renal crônica
A insuficiência renal crônica é um quadro clínico no qual se observa uma diminuição progressiva da função renal de forma irreversível. O tratamento com alfaepoetina demonstrou estimular a eritropoiese nos pacientes com anemia e insuficiência renal, com necessidade ou não de diálise. A primeira evidência da estimulação da eritropoiese é o aumento dos reticulócitos após 8 dias do início do tratamento; posteriormente, durante a segunda e sexta semanas, se observa o aumento da hemoglobina e do hematócrito. A velocidade e magnitude deste aumento dependem da dose inicial de alfaepoetina, dos níveis basais do hematócrito e hemoglobina, das reservas de ferro e das situações clínicas que podem provocar resistência ao tratamento (estados inflamatórios, infecciosos, etc.).
Antes do início do tratamento com Hemax Eritron, devem ser descartadas outras causas de anemias (como, por exemplo, déficit de ácido fólico ou vitamina B12) e corrigidos fatores concomitantes que podem agravar a anemia, em especial o déficit de ferro. Portanto, devem ser realizados estudos do metabolismo do ferro que incluem dosagem de ferro sérico, capacidade total de saturação e porcentagem de saturação da transferina e ferritina sérica. Recomenda-se que os pacientes tenham uma saturação de transferrina maior que 20% e mais de 100 ng/dL de ferritina antes de iniciar o tratamento com Hemax
Eritron. Os níveis de ferro devem ser monitorados e mantidos em valores adequados durante o tratamento com alfaepoetina.
A pressão arterial deve ser controlada antes do tratamento e monitorada cuidadosamente durante o mesmo.
A dose inicial recomendada em pacientes adultos em hemodiálise é de 50 UI/Kg/dose por via IV ou de 40 UI/Kg/dose via SC, três vezes por semana. Após quatro semanas de tratamento, deve-se ajustar a dose de acordo com o aumento alcançado nos níveis de hemoglobina (alvo entre 10 e 12 g/dL):
-Se o aumento for de 1 g/dl ou mais: continuar com a mesma dose;
-Se o aumento for inferior a 1 g/dL: aumentar a dose em 25%. A dose máxima sugerida é de 300 UI/Kg, três vezes por semana.
Uma vez atingido o valor desejado, pode-se reduzir a dose em 30% e passar a utilizar a via SC se o paciente iniciou o tratamento pela via IV. A dose de manutenção deve ser individualizada para cada paciente. Dez por cento dos pacientes em diálise necessitam de 25 UI/Kg/dose, três vezes por semana e outros 10% necessitam de 200 UI/Kg/dose, três vezes por semana; a dose média de manutenção é de 75 UI/Kg/dose, três vezes por semana.
Os ajustes de dose devem ser realizados entre intervalos não menores que 4 semanas, uma vez que a resposta à alteração da dose se evidencia após 2 a 6 semanas. Se não houver resposta terapêutica em 12 semanas de uso de Hemax Eritron, deve-se investigar o perfil férrico do paciente para possível suplementação se os níveis de transferrina se encontraram abaixo de 20%. Se transfusões sanguíneas foram necessárias, o uso de Hemax Eritron deve ser descontinuado.
Em pacientes pediátricos, a dose inicial recomendada é igual a dos adultos: 50 UI/Kg, IV, três vezes por semana, para pacientes dialíticos; e 40 a 50 UI/Kg, SC, três vezes por semana, para pacientes não- dialíticos. A dose de manutenção depende do tamanho corpóreo. A dose utilizada habitualmente, administrada três vezes por semana é:
-Peso inferior a 10 Kg: 75 a 150 UI/Kg/dose;
-Peso entre 10 e 30 Kg: 60 a 150 UI/Kg/dose;
-Peso superior a 30 Kg: 30 a 100 UI/Kg/dose.
Deve-se reduzir gradualmente a dose até o valor mais baixo que permita manter o hematócrito e a hemoglobina nos níveis desejados (hemoglobina entre 10 e 12 g/dL).

Anemia em pacientes com câncer que fazem quimioterapia
Nesta população de pacientes, a alfaepoetina aumenta o hematócrito e reduz as necessidades transfusionais entre o primeiro e o quarto mês de tratamento.
Existem dois regimes de administração de Hemax Eritron que podem ser empregados:
-Administração três vezes por semana: a dose inicial recomendada é de 150 UI/Kg/dose, três vezes por semana por via SC. No caso de não se obter resposta após 8 semanas, pode-se aumentar a dose em 50 UI/Kg/dose até o máximo de 300 UI/Kg/dose, três vezes por semana. Se a hemoglobina atingir 12 g/dL ou aumentar mais de 1 g/dL no período de 2 semanas, reduzir a dose em 25%.
Se os valores do hematócrito excederem 40%, interromper a administração até que o valor chegue a 36%. Reduzir a dose em 25% quando reiniciar o tratamento e avaliar se o hematócrito se manteve dentro dos valores desejados.
No caso de pacientes pediátricos com idades entre 6 meses e 18 anos, as doses reportadas foram de 25 a 300 UI/Kg IV ou SC, três a sete vezes por semana.
-Administração em dose única semanal: a dose inicial em adultos é de 40.000 UI, via SC, uma vez por semana. Se após 4 semanas a hemoglobina não aumentou 1 g/dL, na ausência de transfusão, deve-se aumentar a dose de Hemax Eritron para 60.000 UI. Se o tratamento com Hemax Eritron produzir uma resposta rápida, por exemplo, um aumento de hemoglobina maior que 1 g/dL em um período de 2 semanas, deve-se reduzir a dose em 25%.
Não se deve iniciar a terapia com Hemax Eritron nesses pacientes se a hemoglobina inicial estiver acima de 10 g/dL. Os ajustes das doses devem ser realizados para manter o menor nível de hemoglobina possível necessário para evitar transfusões sanguíneas. O tratamento deve ser descontinuado se não houver resposta terapêutica após 8 semanas de uso, se apesar do uso da alfaepoetina ainda forem necessárias transfusões sanguíneas e após o fim do ciclo de quimioterapia.
Deve-se interromper a administração de Hemax Eritron se o valor de hemoglobina exceder 13 g/dL, e reiniciar o tratamento com uma dose reduzida em 25% quando a hemoglobina atingir um nível inferior a 12 g/dL. Descontinuar o tratamento aproximadamente 4 semanas após o término da quimioterapia.
Se os pacientes não responderem satisfatoriamente à dose semanal de 60.000 UI após 4 semanas, é pouco provável que respondam a doses maiores de Hemax Eritron.

Anemia em pacientes infectados pelo vírus HIV com idade entre 6 meses e 15 anos
Hemax Eritron reduz a necessidade transfusional e aumenta o hematócrito nos pacientes HIV positivos tratados com AZT, resultando no aumento significativo da qualidade de vida. A dose inicial recomendada é de 150 UI/Kg/dose (50 a 400 UI/Kg) em crianças (maiores que 6 meses de idade), duas a três vezes por semana, por via IV ou SC, durante 8 semanas. Pode-se avaliar a resposta após 4 semanas de tratamento. No caso de não se obter uma resposta satisfatória, pode-se aumentar esta dose em 50 UI/Kg até o máximo de 300 UI/Kg, três vezes por semana. Os ajustes necessários devem ser feitos de forma a manter os níveis mais baixos de hemoglobina necessária para evitar transfusões e não exceder o limite superior de segurança de 12 g/dL.
A resposta ao tratamento com alfaepoetina pode diminuir na presença de infecções ou episódios inflamatórios.
Se os valores do hematócrito excederem 40% ou a hemoglobina exceder 12 g/dL, interromper a administração até que o valor chegue a 36%. Reduzir a dose em 25% quando reiniciar o tratamento e avaliar se o hematócrito se manteve dentro dos valores desejados.

Anemia do prematuro
O uso de Hemax Eritron na anemia do prematuro reduz as necessidades transfusionais, medidas, tanto pelo número de pacientes transfundidos, quanto pelo volume de sangue transfundido.
A dose recomendada é de 250 UI/Kg, três a cinco vezes por semana, por via IV ou SC, a partir da segunda semana de vida e durante oito semanas.