Interações medicamentosas hepsera

HEPSERA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HEPSERA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HEPSERA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O adefovir é eliminado por via renal, por uma combinação de filtração glomerular com secreção tubular ativa (ver Propriedades Farmacodinâmicas). Com exceção de ibuprofeno, lamivudina, paracetamol, sulfametoxazol/trimetoprima e tenofovir DF, não foi avaliado o efeito da coadministração de 10 mg de Hepsera® com medicamentos que são excretados pelos rins e outras drogas conhecidas por afetar a função renal.
A administração de 10 mg de Hepsera® com outros produtos medicinais que são eliminados por secreção tubular ou alteram a secreção tubular pode aumentar as concentrações séricas de adefovir ou do produto medicinal coadministrado (ver Advertências e Precauções).
O adefovir não altera a farmacocinética de sulfametoxazol/trimetropima, paracetamol, ibuprofeno e lamivudina.
A administração concomitante de 10 mg de Hepsera® com 800 mg de ibuprofeno 3 vezes ao dia resultou no aumento de 23% na ASC0-∞ e de 33% na Cmáx de adefovir. Tais aumentos são causados mais pela maior biodisponibilidade do que pela redução do clearance renal do adefovir.
Com base nos resultados de experimentos in vitro e na via de eliminação conhecida de adefovir, é baixo o potencial de interações mediadas por CYP450 envolvendo adefovir com outros produtos medicinais.
A coadministração de 10 mg de Hepsera® com 100 mg de lamivudina não alterou o perfil farmacocinético desses produtos medicinais.