Características farmacológicas myleran

MYLERAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MYLERAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MYLERAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
O bussulfano é um agente alquilante bifuncional. Presume-se que seu mecanismo de ação seja através da ligação ao DNA, tendo sido isolados derivados di-guanil, porém a ligação cruzada entre as cadeias ainda não foi demonstrada de modo conclusivo. As bases para o efeito seletivo único de Myleran® sobre a granulocitopoiese não estão completamente definidas. Embora não seja curativo, Myleran® é muito efetivo na redução da massa total de granulócitos, alivia os sintomas da doença e melhora o estado clínico do paciente. Myleran® demonstrou ser superior à irradiação esplênica, quando avaliado pelos tempos de sobrevida e de manutenção dos níveis de hemoglobina, e é tão eficaz quanto a irradiação no controle do tamanho do baço. Propriedades farmacocinéticas
Absorção
A área sob a curva (ASC) e os picos de concentração plasmática (Cmax) do bussulfano apresentam uma reação dose dependente linear. Após administração de uma dose única oral de 2 mg do bussulfano, a ASC e o Cmax foram 125 ± 17 ng.h/mL e 25 ± 5ng/mL, respectivamente. O intervalo de tempo entre a administração de bussulfano e a sua detecção no plasma pode chegar a 2 horas. A biodisponibilidade oral do Myleran® mostrou uma variação entre 47% e 103% (média 80%) em adultos. Tratamento com altas doses O produto foi testado tanto por cromatografia líquida gasosa com detecção por captura de elétrons como por cromatografia líquida de alta performance (HPLC). Após a administração oral de altas doses de bussulfano (1mg/kg a cada 6 horas por 4 dias), a ASC e o Cmax em adultos apresentaram grande variação, sendo de 8260 ng.h/mL (variando de 2484 a 21090) e 1047 ng/mL (variando de 295 a 2558), respectivamente quando foi medido por HPLC e 6135 ng.h/mL (variando 3978 a 12304) e 1980 ng/mL (variando 894 a 3800), respectivamente usando cromatografia gasosa.
Distribuição
O volume de distribuição do bussulfano é de 0,064 ± 0,12 L/kg em adultos. O bussulfano demonstrou penetrar no líquor, quando administrado em doses elevadas, em níveis comparáveis àqueles encontrados no plasma, com uma proporção líquor/plasma de 1,3:1. A distribuição saliva/plasma do bussulfano foi de 1,1:1. A ligação, de forma reversível, do bussulfano às proteínas plasmáticas varia de desprezível a aproximadamente 55%. A ligação irreversível da droga às células sangüíneas e às proteínas plasmáticas foi de 47% e de 32%, respectivamente. Metabolismo
O metabolismo do bussulfano envolve a reação com a glutationa, que ocorre por via hepática e é mediada pela glutationa-S-transferase. Foram identificados metabólitos urinários do bussulfano, como 3-hidroxissulfolano, óxido1-tetrahidropenteno e sulfolano, em pacientes tratados com doses elevadas de bussulfano.
Eliminação
A meia-vida do bussulfano é de 2,3 a 2,8 horas. O clearance do bussulfano em pacientes adultos demonstraram o clearance do bussulfano de 2,4 a 2,6 mL/min/Kg. Houve uma redução no tempo de meia-vida de eliminação do bussulfano com a repetição da dose, sugerindo que o bussulfano aumenta potencialmente seus próprios metabólitos. Uma quantidade muito pequena (1 a 2%) de bussulfano inalterado é excretada na urina.
Populações de pacientes especiais
Crianças Há uma grande variação intra-individual (22 a 120%, média: 67%) da biodisponibilidade oral do bussulfano em crianças. O clearance plasmático do bussulfano foi de 2 a 4 vezes maior em crianças do que em adultos, quando receberam 1 mg/kg a cada 6 horas por 4 dias. A dosagem para crianças, de acordo com a área de superfície corporal, mostrou valores de ASC e Cmax similares aos observados em adultos. A ASC em crianças abaixo de 15 anos mostrou ser a metade da ASC observada em adultos e em crianças abaixo de 3 anos mostrou ser um quarto da ASC em adultos. O volume de distribuição de bussulfano em crianças é de 1,15 ± 0,52 L/kg. GDS 12 IPI 02 Página 4 de 11 Quando o bussulfano é administrado em doses de 1mg/kg a cada 6 horas durante 4 dias, a razão líquor:plasma demonstrou ser 1,02:1. Entretanto, quando a dose administrada foi de 37,5mg/m2 a cada 6 horas por 4 horas, a razão foi de 1,39:1. Pacientes obesos O clearance do bussulfano aumenta em obesos. A dose baseada na área de superfície corporal ou ajustada ao peso corporal ideal deve ser considerada na obesidade.