Advertências plastistine c

PLASTISTINE C com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLASTISTINE C têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLASTISTINE C devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Geral
Platistine® CS (cisplatina) é um fármaco altamente tóxico com um índice terapêutico relativamente estreito. É improvável que ocorra efeito terapêutico sem alguma evidência de toxicidade. Portanto, recomenda-se que Platistine® CS seja administrado a pacientes em ambiente hospitalar sob supervisão de um médico experiente em quimioterapia antineoplásica.

Atenção: Platistine® CS contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em diabéticos.
Cuidados especiais devem ser observados nas seguintes áreas, durante o uso de Platistine® CS:

Função renal
Platistine® CS produz nefrotoxicidade cumulativa. A função renal e os níveis de eletrólitos séricos (magnésio, sódio, potássio e cálcio) devem ser avaliados antes da instituição do tratamento e antes de cada ciclo subseqüente da terapia. Para manter o volume urinário e reduzir a nefrotoxicidade, recomenda-se que Platistine® CS seja administrado em infusão intravenosa por 6 a 8 horas (vide “Posologia”). Além disso, deve-se instituir como pré-tratamento, uma hidratação intravenosa com 1-2 litros de fluido por 8 a 12 horas, seguida de uma hidratação adequada nas 24 horas seguintes.
Não se deve repetir os ciclos do tratamento a menos que o nível de creatinina sérica esteja abaixo de 1,5 mg/100 mL ou que os níveis de uréia sangüínea estejam abaixo de 25 mg/100 mL.
Cuidados especiais devem ser tomados com pacientes tratados com Platistine® CS concomitantemente com outros medicamentos potencialmente nefrotóxicos (vide “Interações Medicamentosas”).
A principal toxicidade dose-limitante de Platistine® CS é a nefrotoxicidade cumulativa, que tem sido associada ao dano tubular renal. As alterações mais comumente observadas são queda na taxa de filtração glomerular, refletida por elevação nos níveis de creatinina sérica e redução no fluxo plasmático renal efetivo.
Foi relatada hipomagnesemia, provavelmente devido ao dano tubular renal, que leva à perda de íons magnésio. Pode ocorrer hipocalcemia secundária, com conseqüente tetania.
A função renal deve retornar ao normal antes da administração de doses subseqüentes.
Platistine® CS não deve ser administrado com freqüência maior do que uma vez a cada 3 ou 4 semanas.

Efeitos Hematológicos
Deve-se monitorar com freqüência as contagens do sistema sangüíneo-periférico; a toxicidade hematológica é dose-dependente e cumulativa. Os níveis mais baixos de plaquetas e leucócitos circulantes geralmente ocorrem entre 18 a 23 dias (faixa de 7,3 a 45), com a maioria dos pacientes se recuperando após 39 dias (faixa de 13 a 62). Leucopenia e trombocitopenia são mais pronunciadas com doses de Platistine® CS superiores a 50 mg/m2. Embora a hematotoxicidade seja geralmente moderada e reversível, podem ocorrer trombocitopenia e leucopenia graves. Recomendam-se precauções especiais em pacientes que desenvolvam trombocitopenia: cuidados na realização de procedimentos invasivos, pesquisa por sinais de sangramento ou hematomas; teste de urina, fezes e vômitos quanto à presença de sangue oculto; evitar o uso de ácido acetilsalicílico ou outros antiinflamatórios não-esteróides. Pacientes que desenvolvam leucopenia devem ser cuidadosamente observados quanto a sinais de infecção e podem exigir uma terapia de suporte com antibióticos e transfusões sangüíneas. Não se deve instituir ciclos subseqüentes de Platistine® CS até que as plaquetas atinjam níveis superiores a 100.000/mm3 e, os glóbulos brancos, níveis superiores a 4.000/mm3. O hemograma deve ser realizado semanalmente. Pode ocorrer anemia (redução superior a 2 g/dL de hemoglobina) em um número significativo de pacientes, geralmente após vários ciclos de tratamento. Em casos graves podem ser necessárias transfusões sangüíneas. Foi relatada anemia hemolítica com presença de Coombs-direto positivo durante tratamento com Platistine® CS. Ciclos posteriores com Platistine® CS em pacientes sensibilizados podem causar hemólise aumentada.

Função Auditiva
Platistine® CS pode causar ototoxicidade cumulativa, que é mais provável em regimes de altas doses. Manifesta-se por zumbido e/ou perda da audição de altas freqüências e, ocasionalmente, surdez. A função auditiva deve ser monitorada por audiometria antes do início do tratamento e antes da aplicação de cada ciclo terapêutico; audiogramas repetidos devem ser realizados caso ocorram sintomas auditivos ou apareçam alterações clínicas na audição. Deterioração clinicamente significativa da função auditiva pode requerer modificações da dose ou descontinuação do tratamento.

Função Neurológica
Platistine® CS pode induzir neurotoxicidade, por isso, exames neurológicos são necessários em pacientes recebendo compostos com cisplatina. Há relatos de neuropatias graves em pacientes que receberam doses mais elevadas e com freqüência maior do que aquelas recomendadas, embora tenham ocorrido sintomas neurológicos após uma dose única. Essas neuropatias podem ser irreversíveis e são observadas como parestesias localizadas nas extremidades dos membros inferiores e superiores, arreflexia e perda da propriocepção e sensação vibratória. Registrou-se também perda da função motora. Uma vez que a neurotoxicidade pode resultar em dano irreversível, recomenda-se a suspensão do uso de Platistine® CS se ocorrerem sinais ou sintomas relacionados à toxicidade neurológica.

Efeito imunossupressor / Aumento da susceptibilidade a infecções
A administração de vacinas vivas ou atenuadas em pacientes imunocomprometidos por agentes quimioterápicos incluindo cisplatina, pode resultar em infecções graves ou fatais. A vacinação com vacinas vivas deve ser evitada em pacientes recebendo cisplatina. Vacinas inativadas ou mortas podem ser administradas; entretanto, a resposta a essas vacinas pode estar diminuída.

Outros Efeitos
Em quase todos os pacientes tratados com Platistine® CS ocorrem náuseas e vômitos, algumas vezes tão graves que se torna necessário diminuir a dose ou descontinuar o tratamento.
Pacientes recebendo Platistine® CS devem ser observados quanto a possíveis reações anafilactóides. Foram relatadas reações anafiláticas secundárias ao tratamento com Platistine® CS (vide “Reações Adversas”). Essas reações ocorreram minutos após o início da administração a pacientes previamente expostos à Platistine® CS e podem ser tratadas com adrenalina, corticosteróides e anti-histamínicos. Pacientes com histórico familiar de atopia apresentam risco especial. Equipamentos e medicações apropriados devem estar disponíveis para tratar tais reações.
O potencial carcinogênico de Platistine® CS foi estudado em animais de laboratório. O desenvolvimento de leucemia aguda associado ao uso de Platistine® CS foi raramente relatado em humanos. Nesses relatos, o Platistine® CS foi geralmente administrado em combinação com outros agentes leucemogênicos.

Efeitos na Habilidade de Dirigir e Operar Máquinas
O efeito de Platistine® CS na habilidade de dirigir e operar máquinas não foi sistematicamente avaliado.