Gravidez plastistine c

PLASTISTINE C com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLASTISTINE C têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLASTISTINE C devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uso na Gravidez
A segurança de Platistine® CS na gravidez não foi estabelecida. A cisplatina pode cruzar a barreira placentária. Foi demonstrado que a cisplatina é teratogênica, embriotóxica e carcinogênica em camundongos e embriotóxica e leucemogênica em ratos (vide “Dados de Segurança Pré-clínica”). Portanto, a cisplatina é considerada potencialmente danosa ao feto quando administrada a mulheres grávidas. Se o fármaco for administrado durante a gravidez ou se a paciente engravidar enquanto estiver recebendo o fármaco, ela deve ser informada do dano potencial ao feto. Mulheres em idade fértil devem ser aconselhadas a evitar a gravidez durante a terapia com Platistine® CS.
Platistine® CS está classificado na Categoria D de risco na gravidez. Logo, não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Homens utilizando Platistine® CS devem utilizar métodos contraceptivos de barreira.

Uso durante a Lactação
Não está claramente estabelecido se a cisplatina é excretada no leite materno, mas dados limitados sugerem que a distribuição no leite não ocorre. No entanto, devido ao risco potencial de reações adversas graves em crianças caso o fármaco passe para o leite, a amamentação não é recomendada durante a terapia.