Interações medicamentosas plastistine c

PLASTISTINE C com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLASTISTINE C têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLASTISTINE C devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Platistine® CS (cisplatina) é geralmente utilizado em combinação com fármacos antineoplásicos com efeitos citotóxicos semelhantes. Nessas circunstâncias, é provável que ocorra toxicidade aditiva.
Outros fármacos que interagem com Platistine® CS:

Fármacos nefrotóxicos
Antibióticos aminoglicosídeos, quando administrados durante ou dentro de 1-2 semanas após a administração de Platistine® CS, podem potencializar seu efeito nefrotóxico. O uso concomitante de outros fármacos potencialmente nefrotóxicos (por ex. anfotericina B) não é recomendado durante o tratamento com Platistine® CS.

Fármacos ototóxicos
A administração concomitante e/ou seqüencial de fármacos ototóxicos como antibióticos aminoglicosídeos ou diuréticos de alça pode aumentar o potencial de Platistine® CS em causar ototoxicidade, especialmente na presença de insuficiência renal.

Fármacos de excreção renal
Os dados de literatura sugerem que Platistine® CS pode alterar a eliminação renal da bleomicina e do metotrexato (possivelmente como resultado da nefrotoxicidade induzida pelo Platistine® CS) e aumentam suas toxicidades.

Agentes anticonvulsivantes
Em pacientes recebendo Platistine® CS e fenitoína, as concentrações séricas deste último podem diminuir, possivelmente como resultado da diminuição da absorção e/ou aumento do metabolismo. Nesses pacientes, o nível sérico de fenitoína deve ser monitorado e o ajuste de dose deve ser feito se necessário. Em um estudo randomizado em câncer avançado de ovário, a duração da resposta foi negativamente afetada quando do uso de piridoxina com altretamina (hexametilmelamina) e Platistine® CS.

Agentes antigotosos
Platistine® CS pode aumentar a concentração sangüínea de ácido úrico. Portanto, em pacientes recebendo medicamentos antigotosos, como por exemplo alopurinol, colchicina, probenecida ou sulfimpirazona, pode ser necessário o ajuste da dose desses fármacos para controlar a hiperuricemia e a gota.