Advertências requip

REQUIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de REQUIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com REQUIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Devido à ação farmacológica do ropinirol, pacientes com doença cardiovascular grave devem ser tratados com cautela.
A co-administração de ropinirol e de agentes anti-hipertensivos e anti-arrítmicos não foi estudada. Assim como com outras drogas dopaminérgicas, deve-se ter cautela quando estes compostos forem administrados concomitantemente ao ropinirol, devido ao potencial desconhecido em relação à ocorrência de hipotensão, bradicardia ou outras arritmias.
Pacientes com história ou presença de transtornos psicóticos maiores devem ser tratados com agonistas de dopamina apenas se os benefícios potenciais justificarem os riscos.
Transtorno de Controle de Impulsos incluindo comportamento compulsivo como jogo patológico e hipersexualidade foi reportado em pacientes tratados com agentes dopaminérgicos, incluindo ropinirol. Como descrito na literatura, estes comportamentos forma reportados principalmente em pacientes com doença de Parkinson tratados com agentes dopaminérgicos, especialmente em altas doses, e foram geralmente reversíveis com a redução da dose ou descontinuação do tratamento. Em alguns destes casos, outros fatores estavam presentes como história de comportamento compulsivo ou tratamento dopaminérgico concomitante.
O ropinirol não deve ser usado por mulheres que estejam amamentando, já que pode inibir a lactação.
Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas: não existem dados disponíveis com relação ao efeito de ropinirol sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas.
Os pacientes devem ser advertidos sobre sua capacidade de dirigir ou operar máquinas enquanto estiverem usando ReQuip®, devido à possibilidade de sonolência ou tonteira (incluindo vertigem).
Os pacientes devem ser informados sobre casos raros de súbito aparecimento de sono, sem qualquer aviso prévio, ou sonolência durante o dia, as quais foram primariamente observadas em pacientes com doença de Parkinson, (veja Reações Adversas) e devem ser advertidos de que sua segurança e a de outras pessoas correm risco, caso isto ocorra ao dirigir ou operar máquinas. Se os pacientes desenvolverem sonolência significativa durante o dia ou episódios em que adormecem durante atividades que exigem participação ativa, os pacientes devem ser advertidos a não dirigir e a evitar outras atividades potencialmente perigosas.

“Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.”
Categoria B de risco na gravidez
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Não é recomendado que ReQuip® seja usado durante a gravidez, a não ser que os benefícios potenciais justifiquem os riscos para o feto.
ReQuip® não deve ser usado por mulheres que estejam amamentando, já que a lactação pode ser inibida.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Insuficiência renal ou hepática: o uso de ropinirol em pacientes com insuficiência renal leve a moderada (clearance de creatinina de 30-50mL/min) não ocasiona nenhuma alteração no clearance de ropinirol, indicando que nenhum ajuste de dosagem é necessário nesta população.
O uso de ropinirol em pacientes com insuficiência renal grave (clearance de creatinina < 30 mL/min) ou insuficiência hepática não foi estudado. A administração de ReQuip® a estes pacientes não é recomendada.
Idosos: O clearance de ropinirol é reduzido em pacientes acima de 65 anos de idade, mas a dose de ReQuip® para pacientes idosos pode ser titulada da maneira normal.

Crianças e adolescentes: não existem dados disponíveis sobre o uso de ropinirol em pacientes abaixo de 18 anos; desta forma, ReQuip® não é recomendado para este grupo de pacientes.