Bula para paciente requip

REQUIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de REQUIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com REQUIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este medicamento funciona?
ReQuip® estimula os receptores da dopamina de uma região cerebral chamada núcleo estriado. ReQuip® age no hipotálamo e na pituitária, inibindo também a secreção de prolactina. O tempo médio estimado para o início da ação de ReQuip® é de 1 hora e meia pós-dose.

Por que este medicamento foi indicado?
ReQuip® é indicado para o tratamento da Doença de Parkinson.

Riscos do medicamento
CONTRAINDICAÇÕES
Não use ReQuip® caso você possua hipersensibilidade (alergia) conhecida ao cloridrato de ropinirol ou a qualquer componente da fórmula ( veja os componentes em Composição ).

Advertências e precauções
Pacientes com doença cardiovascular grave devem ser tratados com cautela.
Transtorno do Controle de Impulsos incluindo comportamento compulsivo como jogo patológico e hipersexualidade foi reportado em pacientes tratados com agentes dopaminérgicos, incluindo ropinirol.
Caso ocorra gravidez durante ou logo após o tratamento com ReQuip®, suspenda a medicação e comunique imediatamente seu médico. O ropinirol não deve ser usado por mulheres que estejam amamentando, já que pode inibir a lactação.
Não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento com ReQuip®. ReQuip® não deve ser administrado a crianças.
Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas
Os pacientes devem ser advertidos sobre sua capacidade de dirigir ou operar máquinas enquanto estiverem usando ropinirol, devido à possibilidade de sonolência e tonteira (incluindo vertigem). Os pacientes devem ser informados sobre casos raros de súbito aparecimento de sono, sem qualquer aviso prévio, ou sonolência durante o dia (veja Reações Adversas).

“Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.”

Interações medicamentosas
O uso de ReQuip® em conjunto com algumas drogas que atuam no sistema nervoso central tais como agonistas e antagonistas da dopamina (sulpirida ou metoclopramida) deve ser evitado.
Também pode ser necessário um ajuste na dose de hormônios usados em eventual terapia de reposição hormonal.
Consulte sempre seu médico para saber sobre as interações entre ReQuip® e outros medicamentos que esteja usando.
Em pacientes já recebendo ropinirol, a dose de ropinirol pode precisar ser ajustada quando drogas como ciprofloxacina, enoxacina ou fluvoxamina, forem introduzidas ou retiradas.
Pacientes que comecem ou parem de fumar durante o tratamento com ropinirol devem ter sua dosagem reavaliada.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Este medicamento é contraindicado para crianças.
Informe seu médico do aparecimento de reações indesejáveis.
Informe seu médico se você está fazendo uso de outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.

Como devo usar este medicamento?
Aspecto físico / Características organolépticas
Comprimidos 0,25 mg: comprimidos brancos.
Comprimidos 1,0 mg: comprimidos verdes.
Comprimidos 2,0 mg: comprimidos rosas.
Comprimidos 5,0 mg: comprimidos azuis.

Posologia
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. ReQuip®deve ser administrado juntamente com as refeições.
Quando você começar a tomar ReQuip® pela primeira vez, a quantidade do medicamento deverá ser aumentada gradativamente. A quantidade habitualmente administrada durante as primeiras quatro semanas de tratamento é apresentada na tabela abaixo:

  Semana
1 2 3 4
Dose unitária (mg) 0,25 0,5 0,75 1,0
Dose diária total (mg) 0,75 1,5 2,25 3,0



Quando ReQuip® é administrado juntamente com L-dopa, uma redução da dose de L-dopa pode ser necessária, mas isso dependerá de como você vai reagir ao tratamento.
Após este mês de tratamento, o seu médico pode aumentar ou reduzir gradativamente a quantidade de ReQuip que você está tomando, para conseguir um melhor efeito do medicamento.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado

Quais os males que este medicamento pode causar?
As reações indesejáveis são divididas seguindo a frequência que ocorreram, como pode ser observado abaixo:

Durante estudos clínicos com pacientes com Doença de Parkinson utilizando ReQuip® algumas reações indesejáveis foram observadas, veja abaixo:
Monoterapia (quando o paciente estava utilizando apenas ReQuip®)
Muito comuns: Sonolência, síncope e enjoo
Comuns: alucinações, tonteira (incluindo vertigem), dor abdominal, vômito, indigestão, prisão de ventre, edema periférico (incluindo edema de pernas),
Incomuns: hipotensão postural e hipotensão
Terapia combinada (quando o paciente estava utilizando outro medicamento para Doença de Parkinson além de ReQuip®)
Muito comuns: alterações do movimento
Comuns: alucinações, confusão mental, sonolência, tonteira (incluindo vertigem), enjôo, prisão de ventre, edema (inchaço) periférico, hipotensão postural e hipotensão
Outras reações indesejáveis foram relatadas em estudos clínicos com pacientes portadores de outras doenças utilizando ReQuip®.
Comuns: nervosismo, tonteira (incluindo vertigem), sonolência, síncope, dor abdominal e cansaço. Muito comuns: enjôo e vômito.
Durante a comercialização do produto também foram relatadas reações indesejáveis em pacientes utilizando ReQuip® .
Comuns: reações psicóticas (outras além de alucinações), incluindo ilusões, paranóias, delírios. Transtorno do Controle de Impulsos aumento da libido e hipersexualidade e jogo patológico (veja Precauções e Advertências).
Muito raro: sonolência extrema, súbito aparecimento de sono.
Comuns: hipotensão e hipotensão postural.

Atenção: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma vez só?
Se você ingerir uma grande quantidade de ReQuip® de uma só vez, procure socorro médico. Os sintomas de superdosagem de ReQuip® podem ser aliviados pelo tratamento apropriado, embora não exista um antídoto específico.

Onde e como devo guardar este medicamento?
Mantenha o produto na embalagem original. ReQuip® deve ser conservado sob refrigeração (temperatura entre 2ºC e 8ºC)., protegido da luz e da umidade.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.