Interações medicamentosas requip

REQUIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de REQUIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com REQUIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Neurolépticos e outros antagonistas de dopamina de ação central, tais como a sulpirida ou a metoclopramida, podem diminuir a eficácia do ropinirol e, portanto, o uso concomitante destas drogas com ReQuip® deve ser evitado.
Não existe interação farmacocinética entre ropinirol e L-dopa ou domperidona que exija ajuste da dosagem de qualquer das drogas. Nenhuma interação foi observada entre ropinirol e outras drogas comumente usadas para tratar a doença de Parkinson, mas, como na prática comum, deve-se ter cautela ao adicionar uma nova droga a um esquema de tratamento. ReQuip® não deve ser administrado com outros agonistas de dopamina.
Em um estudo realizado em pacientes parkinsonianos recebendo tratamento concomitante com digoxina, não se observou qualquer interação que exigisse ajuste da dosagem.
O ropinirol é metabolizado principalmente pela enzima CYP1A2 do citocromo P450. Um estudo farmacocinético em pacientes com doença de Parkinson revelou que a ciprofloxacina aumentou o Cmax e AUC de ropinirol em aproximadamente 60% e 84%, respectivamente. Assim, em pacientes já recebendo ReQuip®, a dose de ReQuip pode precisar ser ajustada quando drogas conhecidas por inibirem a CYP1A2, como por exemplo ciprofloxacina, enoxacina ou fluvoxamina, forem introduzidas ou retiradas.
Um estudo de interação farmacocinética, em pacientes com Doença de Parkinson, entre ropinirol e teofilina, como representativo de substratos de CYP1A2, não revelou qualquer alteração na farmacocinética de ropinirol nem de teofilina. Assim, não são esperadas alterações na farmacocinética do ropinirol após a co-administração com outros substratos de CYP1A2.
Concentrações plasmáticas aumentadas de ropinirol foram observadas em pacientes tratados com altas doses de estrogênios. Em pacientes que já estejam recebendo tratamento de reposição hormonal (TRH), o tratamento com ReQuip® pode ser iniciado da maneira normal. Entretanto, se o TRH for interrompido ou introduzido durante o tratamento com ReQuip®, um novo ajuste da dosagem pode ser necessário.
Nenhuma informação está disponível sobre o potencial de interação entre ropinirol e álcool. Assim como com outros medicamentos de ação central, os pacientes devem ser advertidos quanto aos riscos da ingestão concomitante de ReQuip® e álcool.
O fumo induz o metabolismo do ropinirol, via CYP1A2. Sendo assim, pacientes que comecem ou parem de fumar durante o tratamento com ReQuip® devem ter sua dosagem reavaliada.