Reações adversas requip

REQUIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de REQUIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com REQUIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas são tabuladas abaixo de acordo com a indicação terapêutica e com o orgão acometido O perfil de segurança geral de ropinirol compreende as reações adversas geradas por todas as indicações de dados de estudos clínicos dos estudos de experiência pós-comercialização.

  Estudos utilizando monoterapia

Estudos utilizando terapia
combinada

Transtornos psiquiátricos    
Comum Alucinações Alucinações, confusão mental
Transtornos do sistema nervoso    
Muito comuns Sonolência e síncope Discinesia
Comuns Tonteira (incluindo vertigem)

Sonolência* e tonteira (incluindo
vertigem)

Desordens vasculares    
Comuns   Hipotensão postural* e hipotensão*
Incomum Hipotensão postural* e hipotensão*  
Transtornos gastrintestinais    
Muito comum Náusea  
Comuns

Dor abdominal, vômito, dispepsia e
constipação*

Náusea e constipação*
Desordens gerais    
Comuns

Edema periférico (incluindo edema
de pernas)

Edema periférico*
Transtornos psiquiátricos    
Comum Nervosismo  
Transtornos do sistema nervoso    
Comuns Tonteira (incluindo vertigem), sonolência e síncope  
Transtornos gastrintestinais    
Muito comuns Náusea e vômito  
Comum Dor abdominal  
Desordens gerais    
Comum Fadiga  

 

Desordens gerais



*Assim como com outros tratamentos dopaminérgicos, extrema sonolência e/ou súbito aparecimento de sono foram relatados muito raramente durante a experiência pós-comercialização. Os pacientes que apresentam súbito aparecimento de sono não conseguem resistir ao impulso de dormir e ao despertar podem não ter conhecimento de qualquer cansaço antes de dormir. Segundo os dados disponíveis, todos os casos se recuperaram, após titulação descendente ou com a retirada da droga. Na maioria dos casos, os pacientes haviam recebido medicação concomitante, com potenciais propriedades sedativas.

Assim como com outros agonistas dopaminérgicos, hipotensão (incluindo hipotensão postural) foi observada no tratamento com ropinirol.

Atenção: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.