Bula para paciente prograf xl

PROGRAF XL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROGRAF XL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROGRAF XL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Prograf XL é um medicamento que reduz a resposta do seu sistema imunológico e atua como um medicamento anti-rejeição, evitando que o seu organismo rejeite o órgão que você recebeu.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Prograf XL é recomendado depois de você ser submetido a um transplante de rim ou fígado para evitar que o seu organismo rejeite o órgão transplantado.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contra-indicações Você não deve tomar Prograf XL se for alérgico ao tacrolimo (ingrediente ativo) ou a qualquer componente da fórmula do medicamento. Advertências Em pacientes que foram submetidos a transplante de rim, o tratamento com Prograf XL pode provocar o aparecimento de diabetes que se manifesta por aumento da frequência de micção, aumento da sede ou do apetite. Portanto, informe seu médico se você apresentar algum destes sintomas. O tratamento com Prograf XL irá diminuir a sua imunidade e você estará mais sujeito a contrair infecções. Assim, é importante relatar ao seu médico se você tiver febre. Se você apresentar aumento da pressão sanguínea durante o tratamento com Prograf XL, seu médico poderá receitar-lhe medicamentos anti-hipertensivos. Como em pacientes recebendo outros imunossupressores, pacientes recebendo Prograf XL tem um risco aumentado de desenvolver doenças malignas da pele. Portanto, a exposição ao sol e luz ultravioleta deve ser limitada através do uso de roupas protetoras e um protetor solar com alto fator de proteção. Se você apresentar tremores, dor de cabeça e alteração dos movimentos durante o tratamento com Prograf XL informe o médico, pois talvez seja necessário ajustar a dose que você está tomando. Efeito sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas Prograf XL não interfere com a sua capacidade de dirigir e operar máquinas. Interações medicamentosas Alguns medicamentos e alguns alimentos podem interferir com a ação de Prograf XL. Portanto, sempre verifique com o médico se você pode tomar qualquer outro medicamento.
Durante o tratamento com Prograf XL você não deve tomar nenhuma vacina sem antes consultar o médico, pois a vacina pode não atuar como deveria ou pode provocar efeitos colaterais. Você não deve ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento com Prograf XL, e não deve tomar suco de grape-fruit.
Gravidez e amamentação
Prograf XL deve ser usado durante a gravidez apenas sob orientação de seu médico. Uma vez que o tacrolimo é excretado no leite humano, você não deve amamentar durante o tratamento com Prograf XL. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica. Não há contra-indicações relativas a faixas etárias. Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico de você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aspecto físico Prograf XL se apresenta sob a forma de cápsulas de cor laranja e tampa amarelo-claro (0,5 mg), branca (1 mg) ou vermelho-acinzentado (5 mg). Como usar As cápsulas de Prograf XL devem ser tomadas uma vez ao dia pela manhã, no horário mais conveniente para você. Você pode tomar o medicamento com alimentos ou em jejum, mas é importante tomá-lo sempre da mesma maneira e sempre na mesma hora do dia. Posologia A dose de Prograf XL será determinada pelo médico e ajustada de acordo com os resultados dos exames de sangue, que serão realizados para determinar a concentração do medicamento no seu sangue, e de sua avaliação clínica. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Esse medicamento não pode ser partido ou mastigado.
QUAIS OS MALES QUE ESSE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
As reações adversas observadas com maior frequência durante o tratamento com Prograf XL são: infecção do trato urinário, dor de cabeça, tremores (das mãos), náusea, vômito, diarréia ou constipação/redução dos movimentos do intestino, dor abdominal ou dor nas costas, cansaço, redução do funcionamento do rim, aumento da pressão arterial, inchaço nas pernas, pés e/ou mãos, dificuldade para dormir, diabetes mellitus (incluindo diabetes que necessita de insulina), coleção de líquido no peito ou na cavidade abdominal e anormalidade de resultados de exames laboratoriais (níveis elevados de creatinina, lipídeos, potássio, açúcar no sangue ou níveis baixos de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, potássio, magnésio ou fosfatos). Efeitos colaterais menos frequentes são infecções (citomegalovirus, nasofaringite, sinusite, gastroenterite, influenza, trato respiratório superior), transtorno gastrintestinal (dor abdominal alta ou gases), desidratação, anormalidade de resultados de exames de laboratório (nível baixo de cálcio, desequilíbrio de eletrólitos, aumento de enzimas do fígado, sangue na urina), pressão arterial baixa, tontura, fraqueza, febre, dor (dor no peito, cãimbras musculares, dor de garganta, dor nas articulações ou nas mãos e pés), tosse, dificuldade para respirar, nervosismo, depressão, acne, coceira e aumento dos batimentos do coração. Atenção: esse é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis não conhecidos podem ocorrer. Neste caso informe seu médico.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Se você ingeriu acidentalmente uma quantidade maior de Prograf XL, você poderá apresentar as reações adversas mencionadas no item QUAIS OS MALES QUE ESSE MEDICAMENTO PODE CAUSAR. Nesse caso informe o médico que recomendará o tratamento apropriado.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESSE MEDICAMENTO
Prograf XL deve ser conservado em temperatura ambiente (15°C a 30°C), protegido da umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.