Posologia de prograf xl

PROGRAF XL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROGRAF XL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROGRAF XL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Administração
Oral
A dose inicial de Prograf XL depende do órgão transplantado e de outros agentes imunossupressores. A dose inicial e a concentração mínima de tacrolimo no sangue total estão na tabela abaixo. Prograf XL – Resumo das recomendações de dose oral inicial e as concentrações mínimas no sangue total População de pacientes Dose oral inicial – uma vez ao dia pela manhã Concentrações mínimas no sangue total
Adultos
– Transplante renal 0,2 mg/kg dia mês 1 – 3: 7-16 ng/mL mês 4 – 12: 5-15 ng/mL Adultos – Transplante hepático 0,10-0,15 mg/kg/dia mês 1 -12: 5-20 ng/mL
Crianças
– Transplante hepático 0,15-0,20 mg/kg/dia mês 1 – 12: 5-20 ng/mL Para a conversão de pacientes estáveis, usar o mesmo monitoramento do intervalo alvo de concentração mínima e concentração no sangue total usado para Prograf®.
A dose deve ser titulada para manter a concentração mínima no sangue total mencionada acima (vide Monitoramento da concentração sanguínea para detalhes). Em pacientes incapazes de tomar as cápsulas de Prograf XL, o tratamento deve ser iniciado com Prograf® injetável e, posteriormente, o paciente deve ser convertido para Prograf XL. A dose inicial recomendada de Prograf® injetável é 0,03-0,05 mg/kg/dia, sob a forma de infusão intravenosa.
Os pacientes adultos devem receber os limites inferiores da faixa de dose. Pacientes pediátricos receptores de transplante hepático sem disfunção hepática ou renal preexistente exigem e toleram doses maiores que os adultos para obter concentrações sanguíneas similares. Portanto, se a administração intravenosa for necessária, é recomendável iniciar a terapia com Prograf® em crianças na dose inicial de 0,03-0,05 mg/kg/dia. Terapia concomitante com corticosteróides adrenais é recomendada logo após o transplante.
A infusão intravenosa contínua de Prograf® solução injetável deve ocorrer somente até o paciente conseguir tolerar a administração oral de Prograf XL cápsulas. Transplantes Renais A dose oral inicial recomendada de Prograf® é 0,2 mg/kg/dia uma vez ao dia pela manhã. A dose inicial de Prograf XL pode ser administrada 24 horas depois do transplante, mas deve ser adiada até a função renal se recuperar (como indicado por exemplo pela creatinina sérica _ 4mg/dL). A dose deve ser titulada com base na avaliação clínica de rejeição e tolerabilidade e para manter as concentrações mínimas já mencionadas. Os pacientes convertidos de Prograf® para Prograf XL devem receber uma dose única de Prograf XL pela manhã, equivalente a dose total diária anterior de Prograf® . As doses subsequentes de Prograf XL devem ser ajustadas para manter as concentrações mínimas em nível similar àquelas anteriores à conversão. Os dados obtidos com a administração de Prograf XL em receptores de transplante renal indicam que pacientes negros necessitam de doses mais elevadas para alcançar concentrações sangüíneas em comparação com os pacientes brancos.
Pacientes Brancos
N=160
Pacientes Negros
Tempo após o N=41
transplante Dose Concentrações
mínimas
Dose Concentrações
mínimas
Dia 7 0,14 mg/kg 10,79 ng/mL 0,14 mg/kg 7,85 ng/mL
Mês 1 0,14 mg/kg 11,11 ng/mL 0,18 mg/kg 10,83 ng/mL
Mês 6 0,10 mg/kg 7,96 ng/mL 0,13 mg/kg 8,50 ng/mL
Mês 12 0,09 mg/kg 7,54 ng/mL 0,12 mg/kg 7,52 ng/mL
Transplantes Hepáticos A dose inicial de Prograf XL não deve ser administrada antes de 6 horas depois do transplante. A dose oral inicial recomendada de Prograf XL cápsulas é de 0,10-0,15 mg/kg/dia administrado uma vez ao dia pela manhã. A dose deve ser titulada com base na avaliação clínica de rejeição e tolerabilidade e para manter as concentrações mínimas mencionadas acima. Doses menores de Prograf XL podem ser suficientes como tratamento de manutenção. O tratamento adjuvante com corticosteróides é recomendado logo após o transplante. As doses subsequentes de Prograf XL devem ser ajustadas para manter as concentrações mínimas em nível similar àquelas anteriores à conversão. Pacientes Pediátricos Pacientes pediátricos receptores de transplante hepático sem disfunção renal ou hepática preexistente requereram e toleraram doses mais elevadas de Prograf® que os adultos para alcançar concentrações sangüíneas similares. Portanto, é recomendado que em pacientes pediátricos a terapia seja iniciada com uma dose inicial de 0,15-0,20 mg/kg/dia, pela manhã. Ajustes na dose podem ser necessários. A experiência em pacientes pediátricos receptores de transplante de rim é mais limitada do que em adultos. Os pacientes convertidos de Prograf® para Prograf XL devem receber uma dose única de Prograf XL pela manhã, equivalente a dose total diária anterior de Prograf® . As doses subsequentes de Prograf XL devem ser ajustadas para manter as concentrações mínimas em nível similar àquelas anteriores à conversão. Pacientes com Disfunção Renal ou Hepática Devido a depuração reduzida e a meia-vida prolongada, os pacientes com insuficiência hepática grave (Pugh _ 10) podem necessitar de doses menores de Prograf XL. É obrigatório monitorar as concentrações de tacrolimo no sangue. Devido ao potencial de nefrotoxicidade, pacientes com disfunção renal ou hepática devem receber doses no limite inferior das faixas de dose intravenosa e oral recomendadas. Reduções adicionais na dose abaixo dessas faixas podem ser necessárias. Em geral, a terapia de Prograf XL deve ser adiada em até 48 horas ou mais em pacientes com oligúria pós-operatória. Conversão de um Tratamento Imunossupressivo para Outro Prograf XL não deve ser usado simultaneamente com ciclosporina. Prograf® XL ou ciclosporina devem ser descontinuados no mínimo 24 horas antes de iniciar o outro. Na presença de concentrações elevadas de Prograf XL ou ciclosporina, a administração do medicamento deve, em geral, ser adiada. Os pacientes receptores de transplante renal ou hepático podem ser convertidos de Prograf® para Prograf XL uma vez ao dia, com base na dose total diária (1:1, mg:mg) para obter as concentrações adequadas de tacrolimo no sangue.
Monitoramento da concentração sanguínea
O monitoramento das concentrações de tacrolimo no sangue, em conjunto com outros parâmetros laboratoriais e clínicos, é considerado essencial no manejo do paciente para a avaliação da rejeição, toxicidade, ajustes da dose e adesão ao tratamento. Os fatores que influenciam a frequência do monitoramento incluem, mas não se limitam a: disfunção renal ou hepática, adição ou descontinuação de fármacos com potencial para interação e tempo após o transplante. O monitoramento da concentração sanguínea não é um substituto para o monitoramento da função do órgão e biópsias de tecido. Os métodos comumente usados para o teor de tacrolimo incluem cromatografia líquida de alto desempenho com detecção de espectrofotometria de massa (HPLC/MS/MS), imunoensaio enzimático (EIA), imunoensaio enzimático de micropartícula e ensaio imunoabsorvente ligado a enzima (ELISA). A comparação das concentrações na literatura publicada com as concentrações em pacientes usando os métodos atuais deve ser realizada com conhecimento detalhado dos métodos e das matrizes biológicas utilizados.
O sangue total é a matriz de escolha e as amostras devem ser coletadas em tubos contendo EDTA. O uso de heparina como anticoagulante não é recomendado devido a tendência para formar coágulos durante o armazenamento. As amostras que não são analisadas imediatamente devem ser conservadas em temperatura ambiente ou na geladeira e devem ser analisadas dentro de 7 dias. Se as amostras forem mantidas por um tempo maior, elas devem ser congeladas a –20°C por até 12 meses. Os dados de receptores de transplante renal e hepático recebendo tacrolimo como Prograf® indicam que as concentrações mínimas de tacrolimo no sangue total, medida por IMx® MEIA (rim) e ELISA (fígado) foram variáveis durante a primeira semana de administração e o risco relativo de toxicidade está aumentado com concentrações mínimas mais elevadas. Portanto, o monitoramento das concentrações mínimas no sangue total é recomendado para auxiliar a avaliação clínica da toxicidade. Para pacientes estáveis convertidos de Prograf® para Prograf XL, o mesmo tipo de monitoramento pode ser usado. O risco relativo de toxicidade está aumentado com concentrações mínimas mais elevadas. Portanto, o monitoramento das concentrações mínimas no sangue total é recomendado para auxiliar a avaliação clínica da toxicidade. Em geral, os pacientes de longo tempo após o transplante são mantidos com doses no limite inferior do intervalo recomendado. Transplante renal Os dados obtidos de um estudo de fase 3 com Prograf XL indicam que as concentrações mínimas de tacrolimo no sangue total apresentaram maior variação na primeira semana do tratamento. No 2º mês, 76% dos pacientes tinham concentrações mínimas entre 7-16 ng/mL e mais de 78% mantiveram concentrações entre 5-15 ng/mL do 4º até o 12º mês. Transplante hepático Os dados obtidos de um estudo de fase 2 com Prograf XL em pacientes receptores de transplante hepático de novo indicam que as concentrações mínimas de tacrolimo no sangue total apresentaram maior variação durante a primeira semana após o transplante. Nesse estudo, a média de concentração mínima foi 12,1 ng/mL para o meses 1-3 e 8,8 ng/mL para os meses 10-12 após o transplante.