Características farmacológicas biorrub

BIORRUB com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BIORRUB têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BIORRUB devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



MODO DE AÇÃO
BIORRUB® (cloridrato de doxorrubicina) apresenta como princípio ativo a doxorrubicina, que é também conhecida como adriamicina. A doxorrubicina é um antibiótico antineoplásicos citostático da família das antraciclinas, isolada de culturas de Streptomyces peucetius var. caesius ou de Streptomyces coeruleorubidus. A doxorrubicina fixase rapidamente nas estruturas nucleares da célula, bloqueando a síntese do DNA e do RNA como agente intercalante ao nível do DNA. Possui atividade mutagênica e carcinogênica.
A doxorrubicina deixa rapidamente o plasma sanguíneo para se fixar nos tecidos sob forma ativa e não metabolizada.
A meia-vida inicial de distribuição é cerca de 5 minutos. Enquanto que a lenta eliminação dos tecidos se reflete por uma meia-vida terminal de 20 a 48 horas.
A doxorrubicina é eliminada essencialmente por metabolismo hepático e excretada através da bile e fezes (40 a 50% em 7 dias). A excreção urinária é muito baixa (4 a 5% em 5 dias). Apresenta ligação plasmática de 76%.
Qualquer modificação da função hepática pode, portanto, proporcionar um aumento dos níveis plasmáticos do medicamento, com uma meia-vida muito prolongada em caso de insuficiência hepática severa e um risco de toxicidade cumulativa.
O fármaco não atravessa a barreira hematoencefálica.