Reações adversas biorrub

BIORRUB com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BIORRUB têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BIORRUB devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Podem ocorrer as seguintes reações: estomatite e esofagite, perturbações gastrintestinais por inflamação da mucosa, em geral 5 a 10 dias após o início do tratamento, náuseas e vômitos agudos são frequentes e podem ser graves. Ulceração e necrose do cólon, especialmente do ceco, podem ocorrer, levando a sangramento ou infecções graves, que podem ser fatais.
Causa hipoplasia de medula, mielossupressão, cardiotoxicidade e imunodepressão.
Pode causar coloração avermelhada na urina por 1 a 2 dias após a administração.
Alopecia, que pode ser reversível com a suspensão do tratamento, hiperpigmentação das unhas e alteração da coloração da língua.
Ocasionalmente podem ocorrer reações de hipersensibilidade, como febre e urticária. Pode ocorrer anafilaxia; foi relatado um caso de sensibilidade cruzada com lincomicina. Estrias próximas ao local de infusão podem ser observadas, sendo uma reação alérgica local e que não deve ser confundida com extravasamento.
Caso ocorra extravasamento durante a infusão intravenosa, pode ocorrer celulite grave, ulceração e necrose tecidual.
Fleboesclerose tem sido relatada especialmente quando são usadas veias pequenas para injeção ou quando uma única veia é usada repetidas vezes.
Ocorrem raramente ruborização facial, conjuntivite e lacrimejamento.