Contra-indicações neocitec

CONTRA- NEOCITEC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- NEOCITEC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- NEOCITEC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



-Neocitec (ditartarato de vinorelbina) é contraindicado em pacientes com histórico de hipersensibilidade severa a vinorelbina.
-Neocitec (ditartarato de vinorelbina) não deve ser usado em pacientes com contagem de neutrófilos menor 1.000 células/mm3.
-Neocitec (ditartarato de vinorelbina) não deve ser administrado em pacientes com insuficiência hepática severa, não relacionada à progressão do tumor.
-Neocitec (ditartarato de vinorelbina) é contraindicado durante a gravidez e/ou amamentação.
MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO
Recomenda-se que Neocitec (ditartarato de vinorelbina) seja administrado a pacientes somente sob a supervisão de um médico experiente em quimioterapia de câncer. É recomendado também que equipamentos e medicamentos necessários para o tratamento de possíveis complicações estejam prontamente disponíveis.

Instruções de Preparo:
Neocitec (ditartarato de vinorelbina) deve ser administrado por via intravenosa. É extremamente importante que a agulha ou o cateter esteja adequadamente posicionado antes que Neocitec (ditartarato de vinorelbina) seja administrado. O extravasamento de Neocitec(ditartarato de vinorelbina) para o tecido periférico durante a administração intravenosa da droga pode causar considerável irritação, necrose do tecido local e/ou tromboflebite. Caso ocorra extravasamento a injeção deve ser descontinuada imediatamente, e qualquer porção resultante da dose deve ser administrada através de outra veia. Como não existem procedimentos estabelecidos para o tratamento de lesões causadas pelo extravasamento de vinorelbina, pode-se utilizar os procedimentos padrões. Como acontece com outros componentes tóxicos, deve se ter cuidado ao manusear ou preparar as soluções de Neocitec (ditartarato de vinorelbina), pois, reações cutâneas podem ocorrer devido à exposição acidental ao produto. O uso de luvas é recomendado durante o manuseio de Neocitec (ditartarato de vinorelbina). Caso a solução de Neocitec (ditartarato de vinorelbina) entre em contato com a pele ou mucosa, deve-se lavar imediatamente e vigorosamente o local atingido com água corrente e sabão. A ocorrência de irritação ocular grave tem sido relatada após a contaminação acidental com outros alcalóides da vinca.
Caso isso ocorra com Neocitec (ditartarato de vinorelbina), o olho atingido deve ser enxaguado imediatamente e abundantemente com água.

Preparo da solução de Neocitec (ditartarato de vinorelbina)
A injeção de Neocitec (ditartarato de vinorelbina) pode ser diluída tanto em uma seringa quanto em uma bolsa para administração intravenosa usando uma das soluções recomendadas. A solução diluída de Neocitec (ditartarato de vinorelbina) deve ser administrada durante seis a dez minutos através do bocal de goma do cateter que administra o líquido de perfusão. Após o término da injeção intravenosa de Neocitec (ditartarato de vinorelbina) administrar mais 75 mL a 100 mL da solução diluente.
-Seringa: a dose calculada de Neocitec (ditartarato de vinorelbina) deve ser diluída para uma concentração entre 1,5 mg/mL a 3,0 mg/mL. Pode ser utilizada tanto uma solução injetável de dextrose a 5% quanto uma injeção de cloreto de sódio a 0,9%.
-Diluição em Bolsa IV: a dose calculada de Neocitec (ditartarato de vinorelbina) deve ser diluída até a obtenção de uma concentração entre 0,5 mg/mL a 2,0 mg/mL. Podem ser empregadas as seguintes soluções: glicose a 5%, cloreto de sódio 0,9%, cloreto de sódico 0,45%, glicose a 5% + cloreto de sódio 0,45%, solução de Ringer e solução de Ringer lactato.
-Estabilidade: Os frascos-ampola de Neocitec (ditartarato de vinorelbina) lacrados são estáveis por 72 horas à temperatura de até 25°C. O frasco-ampola de Neocitec (ditartarato de vinorelbina) não deve ser congelado. Após a diluição em bolsa IV, o produto é estável por 24 horas, armazenado à temperatura ambiente.