Interações medicamentosas neocitec

NEOCITEC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEOCITEC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEOCITEC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Medicamentos que causam discrasias sanguíneas: os efeitos leucopênicos da vinorelbina podem ser aumentados pelo uso concomitante ou recente de outras substâncias que causem os mesmos efeitos. Caso seja necessário ajustar a dose de vinorelbina, este ajuste deve ser baseado nas contagens sanguíneas de acompanhamento.

Radioterapia: o uso concomitante pode aumentar o grau de mielosupressão causado pela vinorelbina ou pela radioterapia.

Cisplatina: apesar da farmacocinética da vinorelbina não ser influenciada pelo uso concomitante de cisplatina, a incidência de toxicidade, especialmente granulocitopenia, é significativamente maior com o uso concomitante de vinorelbina e cisplatina, quando comparação com a administração de vinorelbina como agente único.

Mitomicina: reações pulmonares agudas têm sido reportadas quando vinorelbina é usada em conjunto com mitomicina.

Vacinas: administração concomitante da vinorelbina com vacinas de vírus vivos ou mortos deve ser evitada, pois os mecanismos de defesa podem estar suprimidos pela terapia com vinorelbina e a produção de anticorpos do paciente pode estar diminuída. O intervalo entre a descontinuação do medicamento que causa imunossupressão e a restauração da resposta do paciente à vacina depende da intensidade e do tipo de medicação utilizada e da doença de base, além de outros fatores. A interação da vinorelbina com vacinas de vírus vivos, além de apresentar as mesmas características da interação deste medicamento com vacinas de vírus mortos, ainda pode potencializar a replicação dos vírus e promover o aumento dos efeitos adversos da vacina. Pacientes com leucemia em remissão não devem receber vacinas de vírus vivos até, no mínimo, três meses após a última quimioterapia. Além disso, a imunização com a vacina oral contra o vírus da poliomielite deve ser postergada nas pessoas próximas ao paciente, especialmente nos familiares.

Paclitaxel: o uso concomitante e sequencial de vinorelbina e paclitaxel pode resultar em neuropatia; portanto, recomenda-se a monitorização constante dos sintomas de neuropatia.