Bula para paciente sensitram

SENSITRAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SENSITRAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SENSITRAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
SENSITRAM® tem como substância ativa o cloridrato de tramadol, que possui efeito analgésico, atuando no alívio da dor de intensidade moderada a grave, seja do tipo aguda, subaguda ou crônica. O início de ação ocorre cerca de uma hora após sua administração.
CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Conservar o medicamento em sua embalagem original em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.
PRAZO DE VALIDADE
Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Como não existem estudos que comprovem a segurança do uso do tramadol em mulheres grávidas, SENSITRAM® não deve ser utilizado durante a gravidez. SENSITRAM® não deve ser usado durante a amamentação. Geralmente, não há necessidade de interromper a amamentação após uma única dose de SENSITRAM®.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
SENSITRAM® deve ser tomado com um pouco de água, com ou sem alimentos. Você deve ingerir o comprimido de SENSITRAM® inteiro, sem parti-lo ou mastigá-lo.
Informe seu médico se você achar que o efeito de SENSITRAM® está muito forte ou muito fraco.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Esquecimento de dose (dose omitida): se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo. O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
O tratamento com SENSITRAM® deve ser feito apenas pelo período de tempo indicado pelo seu médico. Caso seja necessário tratamento mais longo, devido à natureza e gravidade da doença, seu médico irá estabelecer sua duração, realizando um monitoramento regular e cuidadoso, fazendo algumas interrupções (pausas) na administração, se necessário.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS
Procure socorro médico imediatamente na ocorrência de algum dos sintomas, associados ao uso de dose excessiva de SENSITRAM®: perda ou alteração da consciência; sonolência excessiva; dor ou desconforto no peito; convulsões; dificuldade para respirar; batimentos cardíacos lentos ou irregulares, cansaço exagerado.
Avise seu médico da ocorrência dos seguintes sintomas:
Efeitos indesejados mais comuns: dor de cabeça, tonturas, confusão mental, agitação, ansiedade, irritabilidade, perda de interesse ou prazer nas atividades diárias, tristeza, sonolência, dificuldade de concentração e fraqueza; vermelhidão na face, pescoço ou braços e ocasionalmente nas costas, sensação de calor ou frio incomum, transpiração; dor abdominal ou de estômago, diarreia, vômitos, constipação, náuseas, boca seca e perda do apetite; tosse, nariz entupido, dor de garganta; dor nas juntas, fraqueza muscular.
Efeitos indesejados menos comuns ou raros: convulsões, perda de memória, dormência ou formigamento no rosto, nos dedos das mãos ou dos pés, tontura ou desequilíbrio quando da alteração de posição do corpo, desmaios; tremores nas mãos ou nos pés, dificuldade para realizar tarefas de rotina, alteração do humor, alucinações, depressão respiratória, pesadelos, alteração do sono, dependência do medicamento; reações alérgicas, vermelhidão, inchaço ou coceira na pele, bolhas na pele, transpiração excessiva; febre, dor nos braços, nas juntas, nas costas ou no pescoço, dor abdominal que se irradia para as costas, cãibras; desconforto ou dor abdominal, indigestão, dor de estômago, náuseas intensas; aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares; sangue na urina, urina escura, dificuldade ou urgência urinária; ponta dos dedos das mãos ou dos pés azulados ou gelados; olhos ou pele amarelados, visão turva.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
SENSITRAM® não deve ser utilizado junto com medicamentos do tipo inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou nos 14 dias após a suspensão desses medicamentos. Informe seu médico se você está sob tratamento com esse tipo de medicamento ou se foi tratado com esses medicamentos nos últimos 14 dias. Consulte seu médico caso você não saiba se utiliza esse tipo de medicamento. A administração de SENSITRAM® junto com outros medicamentos que deprimem o sistema nervoso central (SNC) ou com álcool pode potencializar seus efeitos depressivos. Não consuma bebidas alcoólicas durante o tratamento com SENSITRAM®. Se você usar carbamazepina (indutor enzimático) antes ou junto com SENSITRAM®, pode ocorrer diminuição do efeito analgésico (alívio da dor) e duração da ação do medicamento. Não se recomenda o uso de buprenorfina, nalbufina, pentazocina junto com SENSITRAM®, pois o efeito analgésico deste medicamento pode ser, teoricamente, reduzido nessas circunstâncias. SENSITRAM® pode induzir crises convulsivas e aumentar o potencial de ação dos medicamentos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (como a fluoxetina, sertralina, paroxetina e citalopram), antidepressivos tricíclicos, neurolépticos e outros medicamentos que diminuem o limiar para crises convulsivas. O tratamento de SENSITRAM® concomitante com derivados cumarínicos (varfarina) ou com medicamentos serotoninérgicos deve ser cuidadosamente monitorado pelo seu médico. Fármacos como o cetoconazol e a eritromicina podem interferir no tratamento com SENSITRAM®.
CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
SENSITRAM® não deve ser utilizado em pessoas com alergia ao tramadol ou aos componentes de sua fórmula. SENSITRAM® é contraindicado nas intoxicações agudas por álcool, medicamentos hipnóticos, analgésicos, opioides e outros psicotrópicos. SENSITRAM® é contraindicado se você faz tratamento com medicamentos inibidores da MAO (enzima que metaboliza o neurotransmissor serotonina) ou foi tratado com esses medicamentos nos últimos 14 dias. SENSITRAM® não deve ser utilizado se você tem epilepsia e não está sob controle adequado com tratamento. SENSITRAM® não deve ser utilizado para tratamento de abstinência de narcóticos. SENSITRAM® não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação. Geralmente, não há necessidade de interromper a amamentação após uma única dose de SENSITRAM®. SENSITRAM® deve ser utilizado com cuidado em pacientes que apresentam alterações gástricas ou abdominais sérias. Informe ao seu médico se você apresenta problemas nos rins ou no fígado, para que sejam avaliadas a dose e a administração adequadas de SENSITRAM® nesses casos. A presença de qualquer outro problema de saúde pode afetar o uso de SENSITRAM®. SENSITRAM® deve ser usado com cautela nas seguintes condições: dependência de opioides, ferimentos na cabeça, choque, distúrbios do nível de consciência de origem não estabelecida, distúrbios da função ou do centro respiratório ou pressão intracraniana aumentada. Foram relatadas convulsões em pacientes recebendo SENSITRAM® nas doses recomendadas. O risco pode aumentar quando as doses de SENSITRAM® forem maiores do que a dose diária máxima recomendada (400 mg). SENSITRAM® pode elevar o risco de convulsões se você estiver tomando junto outras medicações que reduzam o limiar para crises convulsivas (vide “Ingestão concomitante com outras substâncias”). Informe ao seu médico se você tem epilepsia ou tendência a ter convulsões. SENSITRAM® apresenta baixo potencial de causar dependência. No entanto, se for utilizado por um período prolongado, poderá ocorrer o desenvolvimento de tolerância, dependência física e psíquica ao medicamento. Se você tiver tendência à dependência ou ao abuso de medicamentos, SENSITRAM® só deverá ser usado por períodos curtos e sob supervisão médica rigorosa. SENSITRAM® não é indicado como substituto em pacientes dependentes de opioides. SENSITRAM® não pode suprimir os sintomas da síndrome de abstinência da morfina. SENSITRAM® contém lactose em sua composição. Portanto, se você tem problema hereditário raro de intolerância à galactose, a deficiência de lactase Lapp ou má absorção de glicose-galactose, consulte o seu médico antes de iniciar o tratamento.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
Durante o tratamento, você não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas, devido ao efeito sedativo deste medicamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.