Posologia de vascase

VASCASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VASCASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VASCASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Vascase® deve ser administrado por via oral, uma vez ao dia. Como a ingestão de alimentos não exerce influência clinicamente significativa em sua absorção, Vascase® pode ser administrado em jejum ou com alimentos. A dose deve ser sempre administrada no mesmo horário.

Este medicamento não deve ser mastigado.
Posologia:
Hipertensão essencial: a dose inicial recomendada é de 1 a 1,25 mg ao dia. A posologia deverá ser ajustada individualmente de acordo com a resposta da pressão arterial. A dose geralmente varia de 2,5 a 5,0 mg ao dia. Se a pressão arterial não for adequadamente controlada com 5 mg de Vascase® , um diurético não poupador de potássio poderá ser administrado concomitantemente, em dose baixa, para potencializar o efeito anti-hipertensivo.
Hipertensão renovascular: o tratamento com Vascase® deve ser iniciado com dose de 0,5 mg, uma vez que os inibidores da ECA podem determinar, nesses pacientes, maior diminuição da pressão arterial que nos pacientes com hipertensão essencial. A dose de manutenção deve ser ajustada individualmente.

Pacientes hipertensos em uso de diuréticos: o diurético deve ser suspenso de dois a três dias antes do início do tratamento com Vascase® , para reduzir a possibilidade de hipotensão sintomática, podendo ser reiniciado posteriormente caso seja necessário. A dose inicial diária recomendada de Vascase® é de 0,5 mg.

Insuficiência cardíaca congestiva: Vascase® pode ser usado como tratamento adjunto aos digitálicos e/ou diuréticos, em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva. A dose inicial recomendada é de 0,5 mg ao dia, sob supervisão médica. A dose deverá ser aumentada para a menor dose de manutenção, 1 mg ao dia, dependendo da tolerabilidade e estado clínico do paciente. Ajustes de dose adicionais devem ser realizados de acordo com a tolerabilidade e a resposta clínica do paciente. A dose máxima, em geral, é de 5 mg ao dia.
Estudos clínicos mostraram que a depuração de cilaziprilato estava correlacionada com o clearance de creatinina em pacientes com insuficiência cardíaca crônica. A recomendação de dose especial deve ser seguida, em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e com insuficiência renal.

Instruções posológicas especiais
Insuficiência renal: doses reduzidas podem ser necessárias em pacientes com insuficiência renal, dependendo do clearance de creatinina.

Tabela 1: Recomendação de dosagem a pacientes com insuficiência renal

Clearance de creatinina

Dose inicial de Vascase®
(cilazapril)

Dose máxima de Vascase®
(cilazapril)

> 40 mL/min 1 mg, uma vez ao dia 5 mg, uma vez ao dia
10 – 40 mL/min 0,5 mg, uma vez ao dia 2,5 mg, uma vez ao dia
< 10 mL/min

0,5 mg, uma ou duas vezes por
semana, de acordo com a pressão
arterial




Cirrose hepática: em casos incomuns de pacientes com cirrose hepática que necessitem de tratamento com Vascase® , iniciar com cautela, na dose de 0,5 mg ao dia, pelo risco de hipotensão.

Pacientes idosos com hipertensão: o tratamento com Vascase® deve ser iniciado com 0,5 a 1,25 mg ao dia. Em seguida, a dose de manutenção deve ser ajustada de acordo com a tolerância individual, estado e res posta clínicos.

Pacientes idosos com insuficiência cardíaca congestiva: a dose inicial recomendada de 0,5 mg deve ser acompanhada com cautela em pacientes idosos com insuficiência cardíaca congestiva que recebem altas doses de diuréticos.

Crianças: a segurança e a eficácia deste medicamento em crianças não foram estabelecidas. Portanto, a administração de Vascase® não é recomendada em crianças. Há poucos estudos na literatura ainda sobre o uso de Vascase® na infância, mas os estudos disponíveis demonstrara m eficácia na insuficiência cardíaca congestiva.
Caso uma dose seja esquecida, nunca se deve dobrar a dose na próxima administração. Em vez disso, deve-se apenas continuar com a próxima dose no tempo determinado.